O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, visitou nesta segunda-feira (19), a estrutura de competições dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia que iniciam no Rio de Janeiro nesta terça-feira (20) e seguem até o dia 26 de agosto.
Integram o quadro de modalidades do evento que é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), as competições de águas abertas, basquete 3×3, beach hand, beach soccer, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, skate, surf, vôlei 4×4 misto e vôlei de praia.
As competições acontecem em quatro diferentes regiões do Rio de Janeiro que serão a Praia de Botafogo, a Praia de Copacabana, Praia da Barra, Praça do Ó e contam com cerca de dois mil competidores.
“Acredito que pelas similaridades que os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro tem em alguns aspectos, é importante estar aqui observando a estrutura e a organização dos Jogos Universitários Brasileiros de Praia que também promovem o esporte entre universidades. Temos os Jogos Universitários Catarinenses (Jucs) que aconteceram recentemente em Itajaí, porém com modalidades distintas das que estarão em disputa aqui mas que é também um evento esportivo universitário muito importante para o governo do estado de Santa Catarina” explica Freibergue Nascimento.
Verão 2025
“Estamos em conversas para que Fesporte realize projetos e eventos esportivos na temporada de verão em Santa Catarina no ano de 2025 e acredito que estar aqui participando podemos ter referências muito interessantes. Santa Catarina é um estado que possui várias cidades com características litorâneas e que podem sim desenvolver ainda mais esportes de praia, beneficiando e incentivando milhares de atletas ligados a estas modalidades” finaliza.
Durante a programação do dia nesta segunda-feira (19), o presidente da Fesporte aproveitou a oportunidade para se reunir com o presidente da Confederação Brasileira de Esporte Universitário, Luciano Atayde Costa Cabral, com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley Teixeira, além de Marco Antonio Laporta que foi vice-presidente do COB e chefe de missão nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.
O presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU), Manoel Obdulio Rebelo, também marca presença no Rio de Janeiro, a frente dos atletas que representam Santa Catarina nos Jogos Universitários de Praia 2024.