Espaço terá 100 leitos de internação e duas UTIs, adulto e neonatal
Itajaí pode comemorar uma grande conquista para a saúde pública. O município vai ganhar uma nova maternidade. Os recursos para a construção do espaço são fruto do trabalho do candidato a prefeito pelo MDB, Carlos Chiodini, durante mandato como deputado federal em Brasília.
A nova maternidade será construída em um terreno público, no bairro São Vicente, quase em frente a rodoviária da cidade. O espaço terá 100 leitos para internação das mamães e seus bebês recém-nascidos. Para oferecer serviço de saúde mais humanizado, com conforto e segurança as gestantes e parturientes, a nova unidade terá duas unidades de terapia intensiva (UTI), uma adulto, caso a mulher necessite e outra neonatal, caso haja necessidade da criança ficar em tratamento.
“Quando lutei em Brasília por esse projeto e por esses recursos, quis oportunizar a construção de um serviço completo, como toda mulher prestes a ganhar seu bebê realmente merece, por isso, esse espaço totalmente novo e equipado, terá as duas UTIs para casos de necessidade”, destaca Chiodini.
Os recursos foram conquistados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Segundo Chiodini, dos R$ 103 milhões, 50 milhões são destinados a construção da estrutura física e os outros 53 milhões são para compra de equipamentos. “Não adianta só prevermos o prédio, temos que equipar a nova maternidade, por isso fui muito responsável quando lutei pelos recursos, quero trazer um serviço completo e de qualidade para quem mora em Itajaí”, pontua.
A atuação de Chiodini para buscar os recursos na capital federal se deve a necessidade do serviço oferecido atualmente. “Eu sei que Itajaí precisa acompanhar o crescimento, inclusive da população, daqueles que ainda vão nascer, sei que precisamos de mais leitos de internação para as mamães e mais leitos de UTI, por isso o meu esforço, por conhecer bem as necessidades da saúde em nosso município”, finaliza.
Os recursos para a construção da nova maternidade já estão disponíveis. Para iniciar as obras é necessário a licitação.
foto>Assessoria, divulgação