Atendendo a solicitação da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) a Secretaria de Estado da Educação (SED), em conjunto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), decidiu nesta terça-feira, 15, adiar a data do início do ano letivo de 2016.
Na segunda-feira (14) o então presidente da FECAM, José Caramori, e o Diretor de Articulação Institucional, Celso Vedana, estiveram com o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, e diretores da SED, para formalizar o pedido de adiamento do ano letivo para o dia 1 de março, com o objetivo de otimizar custos, principalmente no transporte escolar.
Na oportunidade a Secretaria e a Undime informaram à FECAM que o pleito poderia ser atendido parcialmente, adiando o início das aulas para o dia 22 de fevereiro. A decisão foi tomada em comum acordo levando em consideração a necessidade de cumprimento dos 200 dias letivos e 800 horas.
A proposta da SED e da Undime/SC foi apresentada na manhã desta terça-feira (15) na reunião do Conselho Político da FECAM com a participação de representantes das Associações de Municípios e da Diretoria da Federação, em sua sede, em Florianópolis, e que contou com a presença do diretor de Apoio ao Estudante, Osmar Matiola.
A nova data foi aceita pelos prefeitos presentes e permitirá manter a unificação dos calendários escolares entre as redes públicas estadual e municipais, medida necessária para otimizar os recursos do transporte escolar.
Com o adiamento do início das aulas para o dia 22 de fevereiro o calendário escolar sofreu outras duas importantes alterações: em julho os alunos terão apenas uma semana de férias e os professores uma semana de recesso; e em dezembro serão apenas três dias para os exames finais.
* Com informações da SED
Foto: Secom, arquivo, divulgação