Instituição recebeu Moção de Aplausos pelos 60 anos nesta segunda-feira, 25
Nesta segunda-feira, 25, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi homenageada durante a 43ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Penha. A Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Luiz Fernando Vailatti, foi alusiva aos 60 anos da instituição.
A homenagem foi aprovada por unanimidade pelos dez vereadores presentes na reunião, que se manifestaram parabenizando a instituição.
“É um grande orgulho ser o proponente dessa Moção que reconhece a atuação da Univali não só em Penha, mas em toda Santa Catarina. A instituição sempre foi uma referência em nosso Estado e espero que tenhamos cada vez mais proximidade para seguirmos trabalhando em conjunto pelo desenvolvimento de Penha, especialmente na área ambiental. É um orgulho imenso para a nossa cidade ter uma unidade da Univali aqui”, afirmou o vereador Luiz Fernando Vailatti.
Penha foi o quinto município de Santa Catarina a receber uma unidade da Univali em 1994. Hoje, estão instalados no local o Centro Experimental de Maricultura, a Unidade de Estabilização Animais Marinhos, o Laboratório de Diagnóstico Veterinário e o Projeto de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos (PMP), realizado em parceria com a Petrobrás.
“A Univali está há 30 anos em Penha ajudando o município a evoluir na área ambiental por meio de atividades de pesquisa, extensão, educação e responsabilidade social. Nosso objetivo sempre foi somar e ajudar a construir um município melhor. Estamos muito felizes com essa homenagem”, destacou o professor Gilberto Caetano Manzoni, gestor da Unidade Penha.
Desde agosto de 2015, quando a Univali passou a coordenar as atividades do PMP no trecho 4, foram realizados 115 mil monitoramentos de praias, totalizando mais de 287 mil quilômetros de praias monitoradas. Nestes 9 anos, foram atendidos 5.500 acionamentos para resgate de fauna marinha e registradas mais de 17 mil ocorrências com animais marinhos, de Governador Celso Ramos à Barra Velha.
“Penha é uma cidade linda, acolhedora e hospitaleira, que preserva sua forte vocação turística, suas tradições culturais e que tem na maricultura uma grande propulsora de sua economia. Nos últimos 30 anos, a Univali faz parte desta comunidade e atua de forma colaborativa com as demandas do município, sendo uma grande incentivadora da economia local. Foi um trabalho que iniciou com o objetivo de implantar a maricultura de forma sustentável para a comunidade pesqueira e que cresceu intensamente, conferindo projeção nacional para a instituição na área de monitoramento ambiental”, declarou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
foto>Dales Hoecksfeld, divulgação