Blog do Prisco
Destaques

Blumenau terá o primeiro Escritório Social de Santa Catarina

O espaço do poder judiciário e executivo irá atender egressos do sistema prisional para reinserção na sociedade

O Prefeito Mário Hildebrandt assinou com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, a manifestação de interesse entre o poder judiciário e o município para a implementação do Escritório Social em Blumenau. A cerimônia de assinatura aconteceu no TJSC em Florianópolis nesta quinta-feira, dia 28.

“Quando nos foi apresentado o Escritório Social, logo entendemos como uma ação extremamente importante para a Prefeitura de Blumenau participar. Nós temos estrutura com muitos serviços para poder atender essas pessoas e reinseri-las na sociedade prestando todo o apoio. Junto com o Judiciário podemos trabalhar para trazer soluções e oportunidades para estas pessoas que em algum momento foram desviados ou não tiveram a devida chance. Eu acredito que é através do resgate e oferecendo oportunidades que podemos mudar a realidade de toda uma geração”, explica o prefeito Mário Hildebrandt.

Blumenau será a primeira cidade de Santa Catarina a implementar o Escritório Social. Esse é um equipamento público que conta com a parceria entre Judiciário e Executivo para oferecer serviços aos egressos do sistema prisional e respectivas famílias. O Escritório Social é um órgão encaminhador para diversos serviços de assistência social, saúde, qualificação profissional, emissão de documentação civil, encaminhamentos para o ensino regular e atendimento psicossocial. Dessa forma, aqueles que já deixaram o sistema prisional poderão resgatar sua cidadania e vencer as barreiras no retorno à sociedade.

“A implantação do Escritório Social é um dever, a realização das políticas sociais faz parte da nossa essência. O Judiciário serve para julgar os problemas, mas também para proteger a população. A constituição não autoriza que desumanize a pessoa, a vinculação dela com a sociedade é a ponta de humanidade que a pessoa precisa manter. Por isso o Escritório Social vem nesse sentido da manutenção dos laços com a família e sociedade”, comenta o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto.

A assinatura da manifestação de interesse é a primeira etapa para a implementação do Escritório Social. Após aprovação do Conselho Nacional de Justiça será definido o local dos atendimentos e organização da equipe.

Posts relacionados

Comitê Gestor já trabalha nos preparativos da 35ª Schützenfest

Redação

TJ catarinense inicia projeto de modernização das salas de audiência nas comarcas

Redação

Vaguinho lidera projeto “Criciúma, quem ama, cuida!”

Redação