Segue ganhando corpo o movimento contra a iniciativa, da parte do PT e liderada por Décio Lima, de federalizar o Porto de Itajaí. Nos bastidores, também começa a ficar mais claro o interesse da Seara, que administra o terminal e pertence à JBS dos açougueiros Batista, em se manter à frente do terminal. Mas sob a tutela do PT. Confira o manifesto das entidades laborais contra a federalização, que tem o apoio do prefeito eleito Robison Coelho:
“MANIFESTO DAS ENTIDADES LABORAIS EM FAVOR DA
PRORROGAÇÃO DA DELEGAÇÃO DO
PORTO PÚBLICO DE ITAJAÍ AO MUNICIPIO DE ITAJAÍ
Excelentíssimo Senhor Luís Inacio Lula da Silva,
DD. Presidente da República Federativa do Brasil.
Excelentíssimo Senhor Silvio Costa Filho,
DD. Ministro de Portos e Aeroportos.
AS ENTIDADES SIGNATÁRIAS, imbuídas de forte sentimento em favor do desenvolvimento do
Porto Público de Itajaí e certas dos esforços envidados por nossas autoridades máximas,
apresentam este MANIFESTO EM FAVOR DA PRORROGAÇÃO DA DELEGAÇÃO DO PORTO PÚBLICO
DE ITAJAÍ AO MUNICIPIO DE ITAJAI.
HISTÓRICO
Mesmo com o histórico de adversidades que assolaram o Porto de Itajaí iniciados a partir da
enchente de 2008, com a destruição do Berço 3 e o advento de graves problemas de calado,
agravados pela tendência de crescimento dos navios e dificuldades com suas manobras (bacia de
evolução), além da nefasta e inconsequente tentativa de privatização, o Complexo Portuário de
Itajaí mantêm-se como uma referência nacional na movimentação de cargas em containers e com
grande potencial de expansão das atividades de carga geral.
Instalado entre grandes mercados consumidores e produtores, o Complexo Portuário de
Itajaí conta com a maior estrutura para armazenamento de cargas refrigeradas do país, além de um
trade de serviços (públicos e privados) nacionalmente reconhecido como um dos mais eficientes do
Brasil.
Além das questões geográficas e econômicas amplamente favoráveis ao nosso
desenvolvimento, a Superintendência do Porto de Itajaí também é reconhecida por sua
Responsabilidade Ambiental, sendo premiada pela ANTAQ, por anos consecutivos, por seu
Desempenho Ambiental.
O Porto de Itajaí está encravado dentro do município, especificamente no centro da cidade,
fazendo que historicamente todas as adversidades, fossem superadas pela proximidade de uma
delegação municipal.
Esta parceria município x governo federal passou por diversos governos e por diversas
turbulências, todavia, a classe trabalhadora sempre foi ativa nas decisões do porto, buscamos
insistentemente mostrar a sociedade que o porto público é necessário para movimentar as cargas
que os empresários não deslumbram lucros, como tão necessário para o desenvolvimento do país,
assim também é possível competir com terminais privados, números que mesmo com a área
reduzida mostrávamos no terminal de container maior eficiência por movimentação em metro
quadrado.
Isto posto, sendo, portanto, inequívoca a vocação e o potencial de nosso Porto Público em
gerar ainda mais riquezas ao nosso país, tanto nas operações de contêineres como de carga geral,
temos como essencial e urgente a presença a decisão do governo federal em manter o porto de
Itajaí municipalizado.
CONCLUSÃO
A retomada do crescimento de nosso país tem sido evidente. Os investimentos em obras
estruturais que nosso Complexo Portuário necessitam podem ser feitos em parcerias com o
governo federal, município e os entes privados, como sempre fizemos, ajudando o Brasil a crescer
ainda mais, com o uso de toda nossa força e potencial, a relação porto x cidade é muito intensa, por
isso, ROGAMOS, para que seja MANTIDO A DELEGAÇÃO DO PORTO DE ITAJAÍ AO MUNICIPIO DE
ITAJAÍ, essa é a vontade da classe trabalhadora, dos portuários avulsos e dos trabalhadores da
autarquia municipal hoje autorizada em transforma-la em empresa pública.
Respeitosamente,
Itajaí, 10 de dezembro de 2024.”