O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau marcou presença na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, dia 10. O presidente da autarquia, André Espezim, atendeu a um requerimento e usou a tribuna para falar sobre o sistema de abastecimento de água na cidade.
Na oportunidade, Espezim falou dos investimentos e projetos que estão em andamento para ampliar e modernizar o sistema, com ações nas três frentes que compõem o abastecimento de água: produção, distribuição e reservação.
Na produção, ele destacou a construção da ETA 5 (que vai abastecer sete bairros da região Norte da cidade com capacidade para produzir até 300 litros de água por segundo), as melhorias na ETA 2, a construção da estrutura para captação de água bruta para a ETA 2 (que vai praticamente dobrar a capacidade, passando para 1.600 litros de água por segundo) e a renovação nas ETAs 1 e 3.
Na distribuição, Espezim apontou as obras para a expansão da rede de abastecimento (são mais de 20 quilômetros de novas redes, distribuídas por 13 bairros), a instalação de 30 novas miniestações de bombeamento (que servem para melhorar a adução da água nos pontos mais elevados da cidade), e a instalação de um bombeamento no bairro Progresso, que vai levar para outros bairros da cidade a produção excedente de água tratada pela ETA 3.
Na reservação, citou a instalação de caixas d’água com capacidade de 20 mil litros de água em pontos estratégicos da cidade e falou dos projetos para a construção de dois novos reservatórios, um na Itoupava Norte e outro na Escola Agrícola.
Espezim também respondeu aos questionamentos feitos por parlamentares.
foto>PMB, diuvlgação