Blog do Prisco
Notícias Últimas

Case de sucesso da ATeG é destaque no Seminário Maricultura em rede, durante Fenaostra 

O Sistema Faesc/Senar esteve entre os promotores do Seminário “Maricultura em rede” realizado no último sábado (07), no Espaço Cidade Unesco, no Centro Sul em Florianópolis. A iniciativa ocorreu em paralelo à Fenaostra, promovida pelo FloripAmanhã, e teve como objetivo fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor, incentivando o empreendedorismo e a inovação.

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faesc/Senar fez parte da programação do painel sobre Inovações e Expansão de mercado: cases de sucesso que destacam novas oportunidades, beneficiamento e certificação de produtos. Estiveram presentes no evento a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e sua equipe juntamente com técnicos da maricultura. “A presença da ATeG neste evento tão importante para a maricultura gera oportunidades e demonstra os resultados significativos que conquistamos, além de oportunizar troca de experiências e novas parcerias”, destacou Paula.

Com o tema A Assistência Técnica e a Gestão como ferramenta para o desenvolvimento da maricultura, o técnico de maricultura do Senar/SC Gustavo Ruschel Lopes falou sobre os resultados do serviço e apresentou, juntamente com o produtor Devaldi José Lopes, o caso de sucesso da Fazenda Marinha Portal das Ostras.

  Devaldi, que estava acompanhado pelo filho Saulo, é maricultor no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Quando iniciou na ATeG, em 2020, sua atividade ainda não possuía a parte de inspeção da indústria, ou seja, o foco era somente produção de ostras. Na época que iniciou com o acompanhamento do Senar/SC, ele trabalhava com aproximadamente 6 milhões de sementes de ostra.

Com o acompanhamento do Senar/SC, Devaldi passou por um importante processo de evolução. Ele implementou, primeiramente, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e, posteriormente, obteve a certificação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Essa conquista ampliou significativamente seu mercado, permitindo a comercialização em todos os estados do Brasil.

Desde então, o maricultor tem aumentado significativamente sua produção. Em 2024, alcançou a marca de aproximadamente 13 milhões de sementes cultivadas. Além disso, instalou uma estrutura de depuração com capacidade de mil dúzias por ciclo a cada 36 horas. De olho no futuro, Devaldi já está iniciando projetos para quadruplicar essa capacidade, com a inclusão de três novos tanques de depuração.

Paralelamente, o produtor está expandindo a capacidade produtiva de sua fazenda e planeja diversificar sua linha de produtos, todos baseados em ostras. “A gestão eficiente, a organização de gastos, o controle de estoque e o uso de tecnologia têm fundamentais para o desenvolvimento dos negócios. Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados por meio desse atendimento”, frisou o produtor.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a presença da ATeG Maricultura na Fenaostra é fundamental em razão de sua relevância para a inovação e o desenvolvimento da cadeia produtiva. Santa Catarina é o maior produtor de ostras do Brasil e nós seguimos investindo no apoio aos maricultores que, a exemplo do Devaldi, têm conquistado resultados expressivos em suas fazendas marinhas”.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Site: https://bit.ly/faescsenar      

Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc      

Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar      

Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar      

YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar      

Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/       

foto>divulgação

Posts relacionados

GAECO catarinense atua na terceira fase da Operação PAX em apoio ao GAECO do Paraná

Redação

Seminário de Líderes do Sindicato Rural de Araranguá reúne 150 participantes

Redação

Jorginho prestigia evento de Campagnolo e Zanatta na Capital

Redação