Blog do Prisco
Notícias Últimas

Diretoria da Acic se reúne com prefeito para tratar de ações estratégicas de desenvolvimento econômico

Diretores da Associação Empresarial de Criciúma visitaram o prefeito Vagner Espíndola na tarde desta quarta-feira, 5

 

A diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) realizou uma visita ao prefeito municipal, Vagner Espíndola, na tarde desta quarta-feira, 5, para tratar de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento econômico da cidade e da região.

O encontro ocorreu na sede do Executivo e contou com a presença dos secretários Thiago Rocha Fabris (Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços), Tiago Ferro Pavan (Governança) e do coordenador do Comitê de Gestão e Compliance, Celito Cardoso.

O prefeito destacou a importância do diálogo contínuo com o setor produtivo e reforçou o compromisso da gestão com a integração entre poder público e entidades empresariais.

“É uma honra receber a Acic. Desde o início da campanha falamos que nós não vamos gerir a cidade sozinhos, mas ouvindo muito as pessoas e as instituições, que são muito fortes. E uma das nossas primeiras ações foi criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para estarmos em sintonia com a cadeia produtiva da nossa cidade”, destaca o prefeito municipal.

O presidente da Acic, Franke Hobold, ressalta que a visita teve o intuito de fortalecer o compromisso da entidade em atuar como parceira do poder público, reforçando a importância da união de esforços para impulsionar o desenvolvimento regional.

“Fomos nos colocar à disposição. A Acic não é apenas das empresas; ao longo dos anos tornou-se também da comunidade. Queremos ser parceiros da Prefeitura e trabalhar juntos, pois acreditamos que, por meio da colaboração, podemos construir uma cidade e uma região ainda mais próspera”, salienta.

Hobold também lembra que uma das demandas da Acic era a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, iniciativa agora concretizada pela atual gestão municipal.

“Criciúma tem um crescimento significativo, e Santa Catarina está entre os estados que mais avançam no país. No entanto, precisamos elevar ainda mais o nível do nosso desenvolvimento econômico. Temos projetos estratégicos que podem transformar a nossa realidade e, para isso, contar com o apoio do poder público é fundamental”, pontua o presidente da Acic.

Falta de mão de obra qualificada

Entre os desafios apresentados, Hobold destacou a escassez de mão de obra qualificada, uma preocupação crescente no setor produtivo.

“A falta de profissionais capacitados na nossa região é um entrave que precisa ser enfrentado com urgência. Temos inúmeras escolas técnicas de excelência e um grande potencial para aprimorar o perfil da mão de obra local. Além disso, devemos olhar com atenção para a longevidade produtiva. Profissionais com mais de 50 anos seguem altamente capacitados e precisam ser valorizados no mercado de trabalho”, frisa.

O fortalecimento do Aeroporto Regional, a execução de obras estruturantes e o apoio aos setores econômicos também foram destaques na fala do presidente da Acic, Franke Hobold.

Programa de qualificação

No encontro, a prefeitura municipal apresentou encaminhamentos para a criação de um programa de qualificação, com o envolvimento da associação empresarial e das instituições de ensino.

“Com relação à escassez de mão de obra qualificada, já iniciamos um movimento para enfrentar esse desafio. O Poder Público demonstra interesse em buscar alternativas para essa formação, e algumas iniciativas já foram tomadas”, revela o coordenador do Comitê de Gestão e Compliance, Celito Cardoso.

O presidente da Acic também enfatizou a importância do envolvimento estratégico da área de Recursos Humanos e da Câmara de Relações Institucionais (CRI) da Acic na identificação das reais necessidades das empresas, assegurando que as ações voltadas ao desenvolvimento econômico estejam alinhadas à demanda por mão de obra qualificada. Ainda no encontro foram destacadas a parceria da prefeitura e da entidade empresarial nos prêmios Acic de Matemática e de Língua Portuguesa e no Projeto Clube do Jovem Empreendedor.