Educação orienta quanto a possíveis dúvidas sobre materiais escolares, uniformes da rede e merenda escolar
O ano letivo de 2025 inicia na próxima segunda-feira (10) em Jaraguá do Sul. São esperados mais de 22 mil estudantes nas 67 unidades da Rede Municipal de Ensino (escolas e centros de educação infantil). A Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul (Semed) assegura que todas as unidades da Rede estão preparadas para receber os alunos. “Algumas semanas antes do fim das férias, a equipe pedagógica da secretaria iniciou o planejamento deste ano letivo. Inclusive, professores e outros servidores que atuam em nossas unidades passaram por um encontro de formação continuada neste período”, destacou a secretária de Educação jaraguaense, Iraci Müller.
Ela acrescentou que nos primeiros dias de aula, cada escola deverá realizar uma assembleia com os pais para explicar aspectos quanto ao horário de saída e chegada dos estudantes, uso do uniforme, entre outras informações referentes à rotina de funcionamento de cada unidade.
Os pais ou responsáveis que tiverem alguma dúvida em relação a lista de materiais escolares para este ano podem acessar o site www.jaraguadosul.sc.gov.br/educacao e clicar no banner Lista de Materiais 2025.
No mesmo local também poderá acessar o banner Cardápio da Merenda para informações dos alimentos servidos nas unidades escolares. Esse cardápio é elaborado por uma equipe de nutricionistas da Semed que seguem as recomendações propostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e a legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por isso, recomenda a Semed, é solicitado que os alunos não levem nenhum alimento de casa. “A merenda servida nas escolas de Jaraguá do Sul obedece as recomendações do PNAE com teor de nutrientes como por exemplo carboidratos, fibras, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais na proporção certa para uma alimentação rica e balanceada”, assegurou a secretária.
Em relação aos uniformes, a orientação é para que os estudantes da Rede Municipal utilizem os mesmos do ano passado. Já os novos alunos da rede podem utilizar os mesmos de sua escola anterior até que ocorra a entrega dos novos kits por parte do Município, o que deve ocorrer até meados de abril.