O Conecta 360 reuniu mais de 100 empreendedores na sede da AEMFLO e CDL de São José nesta quinta, 20/2 durante o Evolution 2025, um evento que reuniu profissionais para discutirem sobre inovação, tecnologia e os rumos do varejo. Com um dia inteiro de palestras, painéis, oficinas e oportunidades de networking, o evento contou com grandes nomes do mercado.
O painel “A evolução dos negócios: inovação e transformação digital” reuniu Alexandre Souza, gerente de inovação do Sebrae/SC, Leandro Eustáquio, gerente de Segmento da Intelbras e Cintia Pieri, vice-presidente de Relações Institucionais da CDL de São José, com a mediação do diretor do Conecta 360, Lúcio Leite. A discussão girou em torno de criar oportunidades utilizando as ferramentas digitais para promover a inovação nos negócios. Segundo Cintia, o Conecta 360 nasceu justamente com a ideia de oferecer e possibilitar aos empresários ferramentas para buscarem cada vez mais a inovação e a transformação digital nos seus negócios.
Em paralelo o painel sobre o poder dos podcasts contou com a participação da coordenadora da Acaert, Melina Cauduro e Diego Kydo, com a mediação do jornalista e empresário Edmilson Ortiz, que também é diretor de Comunicação da AEMFLO e CDL de São José.
Já na palestra da consultora especialista em tecnologia, Daniella Vieira, o tema foi a Inteligência Artificial e como ela pode auxiliar a construir uma nova sociedade. Daniella destacou os benefícios que a IA trouxe e quais vieram pra ficar.
Outro painel que trouxe insights aos empresários participantes do Evolution foi o “Marketing de Influência nos negócios: estratégias e ações criativas” com Liana Gualberto e Ana Zaguini, que passaram dicas e cases que deram certo sobre o relacionamento com influenciadores digitais.
O especialista Emilio Silva compartilhou experiências práticas sobre como estruturar e escalar um negócio on line na palestra “Como implementar, crescer e gerir um e-commerce de sucesso”. Emilio trouxe várias ideias para aqueles que desejam empreender ou expandir sua atuação no digital. Ele também conduziu uma oficina que ajudou os participantes a montarem a projeção de resultados do seu e-commerce.
A inovação na prática foi o tema da palestra de Igor Drudi. Ele falou sobre o que o varejo precisa para crescer e deu vários insights sobre as novas tecnologias aplicadas ao setor.
Para finalizar a programação, o comportamento do consumidor também foi pauta da palestra do empresário Mauro Nomura, que opera marcas Adidas, Arezzo e Schutz. Na palestra “Varejo: Tendências e Comportamento do Consumidor”, Nomura ajudou os empresários a entender melhor as mudanças no perfil dos clientes e como isso impacta as estratégias de venda. Uma das estratégias aplicadas nas empresas de Nomura é o apoio da tecnologia para a contratação de colaboradores. “Além de muito treinamento, usamos a tecnologia para definir as principais características do perfil que precisamos com as características dos candidatos. Como se fosse um match”. Segundo o empresário, o principal indicador do varejo é a conversão. “Sem venda não há sucesso”.
Nomura explica que qualquer empresa pode estar dentro da maior tendência do varejo, o conversation commerce. “É uma grande ferramenta, uma estratégia de vendas que usa interações diretas por meio de mensagens, chatbots, redes sociais e assistentes virtuais para guiar e influenciar o processo de compra. É a venda pelo WhatsApp”.Essa abordagem combina atendimento ao cliente, personalização e conveniência, tornando a experiência de compra mais fluida e engajadora.
Venda influenciada é outra tendência. É uma estratégia comercial na qual a decisão de compra do cliente é impactada por influenciadores, recomendações ou elementos externos, como marketing digital, redes sociais, reviews, prova social ou persuasão de um vendedor especializado. Diferente da venda direta, onde o cliente já tem uma intenção clara de compra, na venda influenciada o consumidor pode ser persuadido a considerar um produto ou serviço que inicialmente não estava em seu radar. “Essa técnica é muito utilizada em mercados como moda, tecnologia e cosméticos, mas pode ser usada por qualquer empresa”. Hoje influenciadores digitais e especialistas exercem grande poder sobre a decisão dos consumidores.
Podcasts
Além das palestras, o Evolution 2025 contou com a gravação dos podcasts AEMFLOCast com os temas Negócios em transformação: A importância dos núcleos para o desenvolvimento dos associados e sobre o Prêmio AEMFLO Inovação 2025. Outro podcast gravado durante o dia foi o Fala Lojista sobre Varejo Digital, as tendências e comportamento do consumidor. Já o podcast Conecte-se trouxe Insights da NRF e o Papel do E-commerce discutindo o futuro do varejo. Todos os episódios gravados poderão ser assistidos no canal do YouTube da AEMFLO e CDL/SJ e no Spotify.
Ensaios fotográficos
Durante todo o dia, o estúdio fotográfico do Conecta 360 esteve a todo o vapor. Marcas fotografaram novas tendências e coleções. A loja Huffs fotografou com o modelo Maurício Cunha. Já an Awe fez os cliques dos últimos lançamentos em jeans com a modelo Elen Campos. A Deslize fez o editorial de moda fitness com a modelo Marina Fagundes. As últimas tendências de outono vieram com tudo na coleção da M.Huntt com a modelo Bruna Poli. As crianças também não podiam ficar de fora e tiveram suas fotos feitas com a coleção da Bola de Sabão com a modelo Malu Zequi.