Blog do Prisco
Destaques

Abastecimento de água em Itajaí depende de economia para recuperação

     O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informa que apresenta melhoras no quadro geral de abastecimento de água para Itajaí, mas depende do uso racional para a recuperação efetiva. Nesta manhã de segunda-feira de Carnaval (03), o principal ponto crítico é o reservatório do Morro da Cruz, responsável por pressurizar os bairros Centro, Fazenda, Fazendinha e Praia Brava.

    A situação da distribuição de água ainda não é estável, o que significa que a temperatura máxima de até 38 graus prevista para hoje, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, pode causar perdas significativas, se não houver contenção na demanda, ou seja, uso consciente por parte da população.

    A maioria das bombas de recalque (boosters) está conseguindo operar por volta das 8h deste sábado, com exceção de um dos localizados na Praia Brava. Por conta desta dificuldade e do panorama geral, as duchas na orla permanecem fechadas até a normalização plena.

    O estado de atenção permanece enquanto persistirem as temperaturas elevadas, o que deve se manter ao longo de toda a semana. Com o fim do feriado, deve ocorrer uma redução na demanda devido ao menor número de pessoas na cidade, mas a população fixa de Itajaí cresceu muito acima do esperado nos últimos anos, podendo consumir acima da produção se não houver contenção.

     A prioridade segue sendo a hidratação de pessoas e animais, com banhos rápidos e opção por métodos de limpeza com baixo consumo de água, evitando principalmente o desperdício em lavações de calçadas, que têm sido presenciados mesmo em áreas com grande volume de relatos de falta d’água.

    A água armazenada nos reservatórios individuais dos imóveis deve ser usada com consciência e responsabilidade, para prevenir o desabastecimento e contribuir para a melhor distribuição para as áreas vizinhas, que podem já estar com pressão insuficiente.

    O atendimento emergencial do Semasa está disponível 24 horas pelos telefones 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no número (47) 99261-3492.

Posts relacionados

Lula, Jorginho e as duas incógnitas

Redação

Sobram motivos para Jorginho manter distância de Lula

Redação

Lula anuncia visita ao Porto de Itajaí e alfineta governador em discurso sobre túnel Santos-Guarujá

Redação