Em uma cerimônia com mais de 600 pessoas, prestigiada por três governadores, senadores, deputados federais e estaduais, ministros, secretários de estado, prefeitos e representantes do setor produtivo, a deputada federal Carol De Toni (PL-SC) assumiu, nesta terça-feira (8), a presidência da Frente Parlamentar do Livre Mercado (FPLM) para o biênio 2025-2026. A solenidade ocorreu durante o lançamento da Casa da Liberdade, novo espaço de diálogo entre o Congresso Nacional e a iniciativa privada.
Carol sucede o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) na condução da FPLM, que hoje conta com a adesão de 179 deputados e 27 senadores comprometidos com a defesa da liberdade econômica no Brasil.
A cerimônia foi marcada pelo alto nível de representatividade e apoio político. Além do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello — conterrâneo da nova presidente — também estiveram presentes os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; de Goiás, Ronaldo Caiado e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que esteve representando o governador Tarcísio Freitas. A presença de figuras de peso reforça a relevância da frente e o reconhecimento à trajetória de Carol no Congresso.
“É uma honra muito grande assumir esta missão diante de lideranças que representam o compromisso com as liberdades. O prestígio deste evento mostra que estamos no caminho certo: fortalecer as bases de um Brasil mais livre e produtivo. A todos os que acreditam na liberdade, na propriedade privada, na lei de iniciativa e na liberdade de expressão. Sejam sempre bem-vindos. Aqui será o palco dos mais importantes debates e projetos para o Brasil”, afirmou Carol De Toni.
Além da nova função à frente da FPLM, Carol também exerce, em 2025, a liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, cargo estratégico que, segundo ela, amplia sua capacidade de articulação política dentro do Parlamento.
“Temos acesso direto às principais lideranças e vamos ampliar esse apoio, construindo uma aliança firme contra iniciativas que prejudiquem o livre mercado”, completou.
Com a co-presidência do senador Carlos Portinho (PL-RJ) no Senado, a Frente Parlamentar do Livre Mercado se consolida como uma das mais atuantes e influentes do Congresso Nacional.