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Lunelli apresenta Relatório de Sustentabilidade e divulga os principais resultados de 2024

Com 43 anos de trajetória no setor têxtil e guiada pela visão de sustentabilidade de fazer moda com significado que promova impacto positivo no mundo e para todos, a Lunelli apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2024. O documento reúne os avanços e práticas da empresa nos eixos econômico, social, ambiental e de governança. O relatório completo pode ser acessado no site oficial www.lunelli.com.br.

No último ano, a companhia alcançou a marca de 26,5 milhões de peças produzidas, 15,4 mil toneladas de malhas e 7,9 milhões de metros de tecidos estampados digitalmente. Esse crescimento refletiu em um faturamento de R$ 1,6 bilhão, com aumento de 5,5% em relação ao período anterior. Também houve a abertura de novas unidades de varejo, totalizando 46 lojas (entre próprias, franquias e VQLs), além do atendimento a 21,5 mil clientes em todo o país. Essa presença cobre atualmente 58% do território brasileiro.

No campo da valorização profissional, foram investidos R$ 2,2 milhões em treinamentos e desenvolvimento, somando mais de 76 mil horas de capacitação. Os programas internos de reconhecimento e resultados distribuíram R$ 15,3 milhões aos colaboradores, além da continuidade do LunelliPrev, plano de previdência complementar que atualmente conta com um patrimônio de R$ 35 milhões e adesão de 86,8%.

As comunidades também foram impactadas por meio de ações sociais e doações. Foram R$ 1,14 milhão destinados a projetos incentivados voltados à infância, juventude, cultura e esporte, beneficiando mais de 10 mil pessoas. A empresa também promoveu ações emergenciais em apoio ao Rio Grande do Sul, com a doação de mais de 6.700 cobertores e mantas.

Na frente ambiental, a Lunelli manteve o foco em processos ecoeficientes e no desenvolvimento de produtos com atributos sustentáveis. Foram mais de 2.500 toneladas de resíduos têxteis enviadas para reciclagem e uma redução de 19% no volume de resíduos destinados a aterros. O consumo de água e a emissão de efluentes por quilo de malha produzida se mantiveram estáveis ou em queda, mesmo com o aumento da produção. Além disso, 64% dos produtos químicos utilizados foram isentos de substâncias restritas, superando a meta estipulada.

A empresa também avançou em certificações, sendo reconhecida pela quarta vez no ranking Great Place to Work (GPTW) e entre as melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina e no Ceará. Ainda em 2024, a Lunelli esteve presente na COP29, participando de painéis internacionais sobre moda responsável, e segue como signatária do Pacto Global da ONU.

Para a presidente da companhia, Viviane Cecilia Lunelli, os resultados refletem uma cultura de comprometimento com o desenvolvimento de pessoas e com a entrega de valor para toda a cadeia. “Neste relatório, compartilhamos com nossos stakeholders os principais resultados do ano, as informações e ações que realizamos guiados pela nossa ideologia e pela visão de sustentabilidade de fazer moda com significado que promova impacto positivo no mundo e para todos”, afirma.