Candidatura própria do PSD em 2018
Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior está se movimentando nos bastidores com vistas ao pleito deste ano, quando disputará novo mandato. Nas conversas que tem feito, o alcaide procura já estabelecer definições ainda no primeiro trimestre do ano.
O objetivo é não deixar a corda se esticar até o prazo das convenções partidárias, que neste ano foi estendido até 5 de agosto. Em alguns casos, Junior está concedendo prazo até primeiro de março aos interlocutores. É uma forma de pressionar e, amarrando aliados agora, encurtar a possibilidade de alianças dos adversários.
O prefeito também vem afirmando, de forma contundente, que as eleições vão alcançar tamanho grau de polarização, e polêmica, entre PSD e PMDB nas maiores cidades do Estado, que uma candidatura própria do PSD ao governo em 2018 vai tornar-se inevitável. O candidato citado por Cesar Junior é o presidente da Assembleia, Gelson Merísio, com quem ele esteve conversando longamente na segunda-feira.
Aposta no crescimento
É mais uma liderança expressiva do PSD que passa a defender abertamente a tese de candidatura própria em 2018, o que significaria o rompimento da aliança com o PMDB. Outro fator preponderante nas projeções do prefeito da Capital é a aposta no crescimento de seu partido a partir dos resultados das urnas neste ano.
Em Brasília
Deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) passou a segunda e terça-feiras desta semana em Brasília. Na Capital Federal, além da peregrinação por gabinetes e ministérios, destaque para a agenda no DNIT e na Secretaria de Aviação Civil. Em pauta, a situação, complicadíssima, do acesso ao Aeroporto Hercílio Luz e a do próprio terminal.
Espírito republicano
Quem agendou as reuniões foi o deputado federal Esperidião Amin, que é do PP, partido que pode ter a própria mulher do ex-governador, Angela Amin, como candidata a prefeita. Ou, em útima análise, o filho do casal, deputado estadual João Amin, pode concorrer. Por esse contexto, o compromisso em torno do terminal aeroportuário em Brasília torna-se mais significativo. As diferenças paroquiais ficaram de lado por uma causa que interessa a todo Estado.
Na telinha
Gean Loureiro, aliás, está em alta no PMDB. Em Brasília, ele também aproveitará para gravar uma participação de 15 segundos no programa nacional do partido, que vai ao ar no dia 25 deste mês. Poucos pré-candidatos a prefeito de capitais foram escolhidos. Loureiro também vai gravar inserções, que serão veiculadas durante a programação normal de rádios e televisões. É uma forma de o peemedebista ganhar visibilidade nacional e de reforçar seu projeto eleitoral em Florianópolis.
Mandato na mira
A Câmara de Vereadores de Paulo Lopes aceitou pedido e instaurou Comissão Processante para cassação do mandato do vereador João dos Passos Custódia, do PMDB, por quebra de decoro parlamentar. O pedido foi apresentado por um morador.
Decoro
O motivo do pedido de cassação é a quebra do decoro parlamentar por infringir o Art. 38 de Lei Orgânica Municipal. A Comissão Processante terá cinco dias para apresentar parecer e o vereador terá 10 dias para apresentar sua defesa. Concluído o tempo, o Plenário da Câmara irá julgar e decidir se cassa ou absolve o vereador.