Blog do Prisco
Coluna do dia

Planalto chama para conversar

Planalto chama para conversar

A presidente Dilma Rousseff chamou os governadores brasileiros para uma reunião sexta-feira, em Brasília. Ponto principal da pauta: a forma de cálculo dos juros que incidem sobre as dívidas das unidades federadas que renegociaram seus débitos recentemente.

A abertura da petista fez o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), puxar o freio de arrumação. A pedido de Raimundo Colombo, que trocou telefonema neste sentido com o próprio Cunha e também como conterrâneo Esperidião Amin. O deputado catarinense é autor do Projeto de Decreto Legislativo que seria votado ontem, anulando os cálculos de juros sobre juros que a União vem cobrando dos Estados, saiu da pauta.

Evidentemente que a partir da convocação de Dilma, criou-se a expectativa de que talvez seja possível chegar a um entendimento. Neste caso, a proposta de Amin nem precisaria ser votada. Se não houver acordo, o projeto deve ir ao plenário da Câmara na próxima terça-feira, 8 de março.

 

 

 

 

Respaldo

A Assembleia Legislativa também vai apreciar – e tem tudo para aprovar – um projeto autorizando o Executivo a depositar as parcelas da dívida com a União em juízo. A de fevereiro já não entrou na conta do Tesouro Nacional. Por mais que o governo federal possa bloquear recursos, Santa Catarina marca posição. Não apenas no quesito respaldo político, mas também para que haja alguma garantia caso Brasília queira cobrar juros sobre os depósitos judiciais.

 

 

 

 

Prefeito renuncia

Cumprindo o quarto mandato de prefeito de Faxinal dos Guedes, no Oeste, Edegar Giordani (PSD) vai renunciar ao mandato nesta quinta-feira. Ele vai assumir a Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, além de assumir a coordenação da campanha eleitoral do PSD na região, berço político do presidente da Alesc, Gelson Merísio. O papel eleitoral de Giordani terá influência inclusive nos encaminhamentos em Chapecó.

 

 

 

 

 

 

Vice assume

Quem assume a prefeitura de Faxinal é o vice, Genaro Keske, que tem tudo para buscar a reeleição. Edegar Giordani é pai de Eron Giordani, que foi secretário municipal de várias pastas em Chapecó nas gestões de João Rodrigues e José Caramori. Ele também respondeu pela Casa Civil do prefeito Cesar Junior em Florianópolis.

 

 

 

 

Replay

Guardadas as proporções, Edegar Giordani segue um caminho semelhante ao do atual presidente do Badesc, José Caramori, que renunciou à prefeitura de Chapecó em dezembro do ano passado. O ato abriu caminho para a posse de Luciano Buligon, pré-candidato à reeleição.

 

 

 

 

Vitrine nacional

O Procurador Federal Rogério Filomeno Machado foi eleito Vice-Presidente da recém criada Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), a maior Associação da Advocacia Pública Nacional, com 3.500 membros. A posse será no dia 7 de março, às 17h, na Sede do Conselho Federal da OAB em Brasília. Lelo é catarinense de Florianópolis.

 

 

 

 

 

Ela fica

A deputada federal Geovania de Sá optou por permanecer no PSDB. A notícia foi a pauta de duas reuniões na tarde de segunda-feira, na capital do Estado, com líderes do partido e do PSD, o qual havia feito o convite de migração. No final da tarde, Geovania posou para uma foto com a bandeira do partido ao lado do presidente do PSDB-SC, deputado Marcos Vieira, e do 1º vice-presidente da sigla, o ex-deputado Gilmar Knaesel.