Clima do fim do mundo
Foi essa a expressão utilizada por um assessor do ex-presidente Lula da Silva, sobre a condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a depor) a que foi submetido o ex-metalúrgico na sexta-feira de manhã.
A 24ª Fase da Operação Lava Jato investiga suspeita de que o fundador do PT recebeu pelo menos R$ 30 milhões, canalizados dos dutos enlameados da roubalheira na Petrobrás, por intermédio do Instituto Lula e de sua empresa de palestras. O astronômico enriquecimento do filho mais velho de Lula, Fábio Luiz, o Lulinha, também está na mira dos investigadores.
Logo depois de Lula assinar medida que beneficiou a Andrade Gutierrez na área de telefonia, possibilitando a criação da Oi, que praticamente comanda o setor no país, a Gamecorp, do visionário Lulinha – que trabalhava num zoológico -, recebeu da empreiteira um aporte de R$ 5,4 milhões.
Até o fechamento desta edição, o ex-presidente já havia sido liberado, mas sem se manifestar acerca dos novos desdobramentos da Lava Jato. Petistas, contudo, repetiram o velho e esquálido mantra do golpe, etc e tal. Talvez ainda não tenham percebido que a casa caiu!
Ele sabia
“O ex-presidente Lula, além de líder partidário, era o responsável final pela decisão de quem seriam os diretores da Petrobras e foi um dos principais beneficiários dos delitos. De fato, surgiram evidências de que os crimes o enriqueceram e financiaram campanhas eleitorais e o caixa de sua agremiação política”, diz trecho do comunicado do MPF.
Devastadora
A edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, na quinta-feira à noite. Praticamente uma hora e meia de duração, o dobro das edições normais. E 95% do tempo dedicada às revelações contidas na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT). A cereja do bolo foram as fotos de Lula no interior do tríplex que não é dele, quando o imóvel ainda estava em reformas. O ex-presidente vestia uma reluzente camisa vermelha, posicionado ao lado do então presidente da OAS, Léo Pinheiro.
Semântica
Juridicamente, a figura da condução coercitiva é um termo atucanado para uma prisão provisória e de tempo curto. Lula da Silva foi preso na sexta-feira, ainda que por poucas horas.
Em Brasília
O governador Raimundo Colombo, o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni e o Procurador Geral do Estado, João dos Passos Neto, foram a Brasília, durante a semana, preparados para defender a tese de Santa Catarina por diferentes vias. Além de terem conversado com praticamente todos os onze ministros do STF – incluindo Edson Fachin, para convencê-los a avaliar o mérito do mandado de segurança patrocinado pela administração estadual, eles levaram uma proposta intermediária para a reunião com os outros governadores e o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. A receptividade foi boa nos dois casos, na avaliação dos interlocutores catarinenses.
Saúde
A presidente da Comissão de Saúde, deputada Ana Paula Lima (PT), pacientes com câncer e ativistas pela liberação da Fosfoetanolamina Sintética visitaram, esta semana, o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínico (CIEnP), em Florianópolis. A instituição é uma das três responsáveis no Brasil pelos estudos da eficácia da substância que seria capaz de curar o câncer. A parlamentar convidou o gerente do CIEnP, Jarbas Siqueira Júnior, para após o anúncio oficial, participar de um encontro na Alesc, mostrando os resultados obtidos durante os meses desta etapa da pesquisa.