A Defesa Civil de Santa Catarina tem promovido uma mudança de comportamento nas redes sociais. Se tornou
um dos prestadores de serviço mais atuante no meio virtual. Conforme o gerente de comunicação Paulo Cesar
Santos, os últimos dois anos foram de aplicações de novas dinâmicas para tornar as ferramentas mais utilizáveis para o cidadão que navega pela internet. “Em janeiro de 2014 tínhamos 10 mil seguidores no Facebook, hoje superamos os 260 mil. Isso quer dizer que estamos acertando,” destacou. A mudança de comportamento no Facebook foi sentida repentinamente pelos internautas. Hoje, avisos, alertas, informações de eventos severos e dias comuns são publicados constantemente para que ninguém fique sem informação. O serviço é feito pela Assessoria de Comunicação e Gerência de Monitoramento e Alerta.
A plataforma virtual recebe ainda muitos questionamentos e na medida do possível, todos são respondidos,
seja com informações técnicas ou direcionamento para os setores responsáveis. A página da Defesa Civil de
Santa Catarina é a mais populosa, entre instituições do governo.
O Twitter também é uma ferramenta que contribui muito para difundir informações importantes e que visam
preparar cada vez mais a população catarinense. Para se ter uma ideia, de janeiro de 2014, para janeiro
deste ano, aumentou de 30 mil seguidores para mais de 109 mil.
As mesmas informações contidas no Facebook são disparadas no Twitter. A diferenciação é o público que
acompanha numa plataforma e noutra, conforme salientou o gerente de comunicação, Paulo Cesar. “Não
poderíamos fugir a evolução e agora trabalhamos com o Instagram, que em pouco mais de cinco meses já
contabilizamos mais de 12 mil pessoas acompanhando,” ressaltou.
Conforme o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, as redes sociais tem sido grande parceiras
para que a informação oficial chegue ao maior número de pessoas e amplia a credibilidade do serviço. “Nas
chuvas de outubro do ano passado, somente uma das redes sociais teve alcance total em uma semana de dois
milhões de visualizações, é muita gente acompanhando e compartilhando os dados.” Pontuou.
Além disso, a imprensa ganhou um canal direto com a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil, Hoje são
três grupos de WhatsApp que tem agilizado o repasse de informações e notícias para profissionais da
comunicação de todas as Regiões de Santa Catarina, mas também veículos de circulação nacional. Assim,
todos recebem os dados quase que instantaneamente e tem canal direto com a equipe da Defesa Civil de
Santa Catarina.
Foto>divulgação