Blog do Prisco
Coluna do dia

PP com Napoleão

Depois do DEM, pilotado no Estado pelo ex-deputado Paulo Gouvêa da Costa, o PP também declarou apoio e estará com o prefeito Napoleão Bernardes no projeto reeleitoral. Segundo o presidente da sigla progressista, Roni Wan-Dall, filho do ex-deputado e conselheiro do TCE, Wilson Wan-Dall, o partido tem muitas afinidades com a gestão do líder tucano, da qual faz parte.

Wan-Dall destacou a Praça do Empreendedor, a Transparência e o Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (CIAD) como exemplos de uma administração moderna. “Mesmo em um momento de extrema dificuldade”, assinalou o presidente do PP. Ele faz alusão de que, além da maior crise econômica da história, o governo de Blumenau não encontrou facilidades em Florianópolis, onde o governador é do PSD, partido do candidato derrotado em 2012; e em Brasília, onde o PT governou até o começo de junho.

 

Fortalecimento

A adesão do PP fortalece Napoleão, que vê seus principais concorrentes em dificuldades. O deputado estadual Jean Kuhlmann, do PSD, vai tentar polarizar a disputa este ano, mas vê o líder maior do partido na cidade, João Paulo Kleinübing, distante. E o PMDB pode até lançar candidato a prefeito, mas está com divisões difíceis de serem equacionadas, até porque boa parte da sigla deseja fechar com Napoleão Bernardes.

 

Trem engarrafa

Em Mafra, cresce a indignação popular em função dos trens da Rumo, que se uniu à ALL, com composições de pelo menos 70 vagões, trancarem o trânsito na cidade nos horários de pico. Esta semana, um leitor do blog flagrou uma ambulância do Corpo de Bombeiros, com paciente dentro, presa no congestionamento.

 

Prazos

O mais interessante é que a Câmara aprovou Projeto de Lei do vereador Edenilson Schelbauer, proibindo a passagem dos trens nos horários entre 7h e 8h30min da manhã; 11h30min e 13h30min; e 17h e 19h. Mais curioso ainda é que a proposta aprovada na Câmara de Vereadores espera há 15 dias a sanção do prefeito Wellington Bielecki (PSD). E, nada. Tudo indica que o presidente da Câmara terá que sancionar a matéria, para que ela vire lei.

 

Fim do mundo

É assim que o mundo político está considerando o acordo de delação premiada do ex-marqueteiro do PT, João Santana, e sua mulher, Monica Moura. A proximidade extrema da dupla com Lula da Silva e Dilma deixa transparecer que da língua deles saltará nitroglicerina pura!

 

Sem conflito?

“Refutamos, de pronto, a afirmação de que existe dissonância ou conflito entre as instituições policiais e o Poder Judiciário. Cada qual desempenha suas atribuições dentro dos ditames legais e de maneira coordenada e fluída. Esta é uma parceria histórica, mas que está distante da perfeição”. Trecho de nota distribuída pela Acors, a entidade que representa os oficiais da PM de Santa Catarina.

 

Futuro

Chegando a hora da decisão, lideranças do PSD pelo Estado querem saber se a cúpula estadual vai apoiar nomes do partido, visando a encorpar a legenda, ou se em algumas praças a turma vai ficar na estrada para beneficiar o PMDB e ou o PP?