Pesquisa do Instituto Paraná, realizada de 20 a 23 de julho com 2020 pessoas em 158 municípios, revela que entre a população também existe uma perspectiva de melhora no cenário econômico, embora Michel Temer, por motivos óbvios, careça de apoio popular.
O presidente interino tem aprovação de 38,9% dos entrevistados contra 52% que não aprovam sua gestão até o momento. Também chama muita atenção os dados referentes à situação presidencial. Estratosféricos 62,4% querem novas eleições. Ou seja, não querem o retorno de Dilma Rousseff tampouco a permanência de Temer.
Além desse dado, a pesquisa é desalentadora para Dilma e Lula da Silva. Apenas 11,1% pedem a volta da petista, enquanto 23% preferem a manutenção do peemedebista.
Lula na prisão
Já quando o assunto Lula da Silva, nada menos do que 47,7% defendem a prisão dele. Outros 34,1% querem que ele se aposente da política e apenas 15,2% desejariam vê-lo novamente na prisão. O recado é claro: deu, Lula!
No bolso
Aos poucos, a população parece perceber que o quadro econômico parou de piorar e está dando sinais de melhora. Pouco mais de 11% dos entrevistados pelo Instituto Paraná acreditam que sua situação financeira pessoal melhorou após a posse de Michel Temer. Outros 65,9% avaliam que permaneceu como está e 20% acham que piorou.
Caminho longo
Mesmo com a percepção de melhoras à vista na questão econômica, 65% ainda têm medo de perderem seus empregos. Já 25,1% assinalam que vão permanecer onde estão.