Um dos destaques da programação do Fórum Estadual de Administração promovido pelo CRA-SC, realizado no Centrosul, foi a participação da palestrante Helena Kleist Clark Nunes, COO e Estrategista Digital da IdeooHub em Londres. A explanação “Como as empresas do Reino Unido e da União Europeia aumentam suas vendas online”, mediada pelo Adm. Miguel Riveiro Neto, foi de encontro à temática do evento “Inovação e Empreendedorismo: O Diferencial Competitivo”. Helena iniciou conceituando marketing digital “é o tipo de marketing de produtos ou serviços usando canais digitais para alcançar os consumidores”. Segundo a palestrante, para se realizar um bom marketing digital deve-se primeiramente definir o seu negócio, entender o funil de vendas e os anseios do consumidor. Os maiores erros dos iniciantes são justamente não definir mercado alvo, pouco investimento e falta de conhecimento digital. “Quanto mais entender sobre a audiência, maior a chance de sucesso”, completa Helena.
A conferência “O Case de sucesso do SBT Santa Catarina, de primeira afiliada do SBT à vice-líder no estado”, apresentada pelo vice-presidente do grupo SCC, Adm. Carlos Joffre Do Amaral, foi a segunda atração da tarde. O secretário da Câmara de Gestão Privada do CRA-SC, Adm. João Alfredo Campos Júnior foi o mediador do evento. O vice-presidente do grupo mostrou como a emissora conquistou a marca de ser a TV que mais cresce no sul do país. “Foco e objetivo em investir em comunicação foi fundamental para o crescimento no mercado”. O SBT-SC usou como estratégia a convergência com a internet, tratando-a como aliada para trazer a audiência. No fim da palestra, o presidente do CRA-SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares, subiu ao palco e prestou homenagem ao SBT-SC pela valorizações dos Administradores na empresa e simbolizando a parceria entre as instituições.
O painel Expoentes da Administração reuniu profissionais de destaque no estado. Foram mediadores a Adm. Camila Streckt do Badesc e o assessor geral das Câmaras Setoriais, Adm. Eduardo Bridi. Participaram do expoentes, o Adm. Nelson Rossi da Aurora, o Adm. Gilberto Belin do Beto Carrero World, o Adm. Nelson Santiago da Celesc e o Adm. Luiz Aurélio Baptista da Dígitro. O primeiro assunto de destaque foi a formação dos Administradores para o mercado de trabalho. “Na aurora contratamos funcionários pelas competências e técnicas, entretanto elas se mantêm na empresa pelas atitudes, esse tipo de capacidade não se aprende apenas na academia. Além de um grande profissional procuramos grandes pessoas”, avalia Nelson Rossi. O conflito de gerações nas organizações também gerou debate “o funcionário das gerações Y e Z, buscam ser felizes nas organizações , não trabalham apenas para se manter no emprego. Lidar com a competitividade entre os trabalhadores de diferentes idade se destaca em conseguir manter o jovem por mais tempo no mesmo emprego”, afirmo o Adm. Luiz Aurélio Baptista da Dígitro. O ambiente tumultuado da economia brasileira foi assunto para o debatedor Gilberto Belin do Beto Carrero World “o parque se planejou para a crise, fizemos parceria estratégicas, com diversas empresas, sejam elas fornecedoras ou mesmo agências de turismo. Também mantivemos dinheiro em caixa, cessando alguns investimentos em expansão”. Nelson Santiago da Celesc deu exemplos de ferramentas que a estatal utilizou para amenizar a crise, “revisamos contratos antigos e conseguimos cortar gastos desnecessários que não eram lembrados em momentos de bonança”.
Certificados os vencedores do Prêmio Mérito em Administração
A solenidade de entrega do Prêmio Mérito em Administração congratulou profissionais que se destacaram na elaboração de um relato de caso nas áreas pública ou privada. Foram mais de 100 inscritos que culminaram em 6 premiados no evento. O relato vencedor no setor privado foi o case “Reestruturação de uma Indústria de lacticínios de médio porte da Região Oeste de Santa Catarina” do Adm. Belidioi Ricardo Zuffo. Na categoria pública, a Adm. Bárbara Silvana Sabino com o relato “IFSC- Gaspar e a Campanha de Ingresso 2016.2” foi a grande vencedora.