O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) fizeram um balanço positivo das eleições municipais no estado, realizadas neste domingo (2). Conforme a Justiça Eleitoral, a votação transcorreu dentro da normalidade nos 295 municípios. O número de ocorrências policiais relativas a delitos eleitorais, conforme a PM, caiu 72% na comparação com o primeiro turno de 2012.
A totalização dos votos começou logo após às 17 horas. Às 17h12, Ponte Alta do Norte, no Meio-Oeste, foi o primeiro município catarinense a encerrar a apuração. Porém, em Campo Belo do Sul e Brusque votação prosseguiu até por volta das 18 horas, devido a problemas isolados em algumas seções. A totalização em Santa Catarina foi finalizada por volta das 20h35. Uma urna de Ipumirim, no Oeste, foi a última a ser apurada.
“Dever cumprido. Quero agradecer os juízes, promotores, autoridades. A Justiça Eleitoral cumpriu o seu papel. Ganhamos todos, a democracia se consolida a partir de um processo eleitoral bem construído e bem realizado”, resumiu o desembargador César Augusto Abreu (foto), presidente do TRE-SC.
Abreu afirmou que a abstenção ficou dentro da normalidade. O sistema de biometria, usado pela primeira vez nas principais cidades do estado, também funcionou dentro do esperado e não chegou a causar demora nas votações.