Uma comitiva de lideranças são-bentenses realizou uma reunião nesta terça-feira (25) na Secretaria de Justiça e Cidadania com o objetivo de conhecer e esclarecer dúvidas sobre o projeto de construção da Penitenciária no município. A audiência foi agendada pelo deputado estadual Silvio Dreveck (PP).
A penitenciária tem o investimento previsto de R$ 27,5 milhões e terá 364 vagas para presos condenados. Os detalhes do projeto, que já foi aprovado pela prefeitura municipal, foram apresentados pela secretária Ada Faraco de Luca, pelo secretário adjunto Leandro Antônio Soares e pelo diretor de planejamento, Roberto Garcia.
A penitenciária industrial de São Bento do Sul seguirá os modelos que já estão em funcionamento em outros municípios, como Itajaí e Joinville. Atualmente, Santa Catarina possui 6.400 presos trabalhando, o que representa 38% da população carcerária estadual. São mais de 240 convênios com empresas e órgãos públicos. “Este modelo penit enciário visa a ressocialização dos detentos, além de gerar emprego e renda.”, afirmou o deputado Silvio Dreveck.
O secretário adjunto ainda esclareceu que o presídio de Mafra continuará funcionando normalmente, já que o local é destino dos presos que ainda aguardam julgamento. O processo da penitenciária de São Bento do Sul está na fase de finalização dos projetos executivos (fundação, drenagem, estrutural, terraplanagem, arquitetônico, elétrico e hidráulico). O início da licitação está previsto para novembro.
Participaram da reunião o prefeito eleito de São Bento do Sul Magno Bollmann, o presidente da Câmara de Vereadores Edimar Salomon, o presidente da ACISBS Mário Neneve e o executivo da Acisbs, Marcelo Cavinati.