Foram abertos nesta quarta-feira, 23, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis, três eventos científicos voltados às instituições de pesquisa, indústria e governo que pretendem analisar os gargalos da inovação aberta e da P&D no Brasil e no mundo.
Os congressos promovidos pelo projeto Mais Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, contam com palestrantes de renome nacional e internacional.
Na abertura oficial dos eventos o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, salientou a relevância do projeto Mais Ciência como forma de proporcionar um amplo e atualizado debate sobre aspectos jurídicos relacionados à inovação tecnológica. “Quando discutimos o aprimoramento do sistema normativo brasileiro estamos contribuindo para que a Administração Pública possa atuar com segurança jurídica, diante dos novos desafios, apresentados pelo avanço da tecnologia”, destacou Cancellier.
O presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Luiz Otávio Pimentel, sublinhou que a propriedade industrial é fundamental para garantir retorno dos esforços para gerar inovações tecnológicas. “A inovação aberta precisa integrar agentes de inovação”, acrescentou Pimentel.
Nos dias 24 e 25 acontecem simultaneamente o “III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas”; “IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável” e “Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento”.
Os eventos integram o projeto Mais Ciência, da Fundação José Arthur Boiteux (Funjab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A organização é da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (INPI), UFSC, MDIC; coorganização Fortec e Rede NIT-NE, e apoio Capes, FIESC, MCTIC, Governo Federal.
O IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável vai analisar a inovação aberta para alcançar eficiência energética num sistema de inovação climática e de desenvolvimento sustentável. O objetivo deste evento é discutir sobre os desafios da inovação aberta e tendências nos contratos, nas suas cláusulas, os efeitos e problemas.
A primeira edição do Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento visa debater os problemas e possíveis soluções para o marco regulatório da inovação aberta.
O III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas analisará a inovação aberta na indústria de alimentos e de bebidas.
MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DOS EVENTOS http://www.maisinovacaoaberta.