Blog do Prisco
Sem categoria

O começo do fim!

Como já era de se esperar, vazaram detalhes da delação premiada de um dos executivos da Odebrecht (lembrando que mais de 70, além do Príncipe Marcelo Odrebchet, estão abrindo o bico). E o sismo inicial é de altíssimo grau de abate na escala da corrupção. Atinge em cheio o presidente da República, Michel Temer, que assumiu depois do impeachment de Dilma Rousseff justamente por malfeitos administrativos e políticos de toda ordem.

Temer é do PMDB, assim como Moreira Franco, Geddel Vieira Lima, Eliseu Padilha, Renan Calheiros, Romero Jucá e Eunício Oliveira. Toda essa turma foi delatada por Claudio Melo Filho, homem de confiança do herdeiro do império Odrebrecht. O modus operandi é o de sempre, com varrições pontuais.

As contas iniciais com base no que revelou o ex-executivo indicam que a generosa empreiteira teria “ajudado” políticos com módicos R$ 88 milhões entre 2006 e 2014, irrigando as arcas das campanhas eleitorais de PT, PMDB, PSDB, DEM, PR e mais seis partidos. Dinheiro público desviado de obras e ações envolvendo a viúva.

Eu já sabia

Aquilo de que todo o cidadão comum passou a desconfiar de forma mais consistente a partir da Lava Jato agora começa, importante repetir, começa, a ser revelado em detalhes. A delação do fim do mundo chegou. Seu impacto ainda precisa ser avaliado com calma, mas já se começou a falar na deposição de Temer, cuja popularidade despenca.

Caminhos

A degola do vice que foi guindado à titularidade pode ser dar pela via parlamentar ou eleitoral, já que o TSE finalmente sinalizou que deve julgar em 2017 o processo que aponta propina cabeluda nas contas da campanha de Dilma/Temer em 2014. Apertem os cintos, o piloto sumiu; e  o co-piloto e os tripulantes estão em vias de partir para o abismo.

Berlinda

Nesta delação, o grande partido atingido é o PMDB. Será que vai fazer companhia ao PT na bacia das almas que pode levar ao desmonte e à possível extinção? O PSDB também vai entrando cada dia mais na linha de tiro, assim como outras legendas menores, como o PP e o PR.

Ilha

Por ora, nenhuma delação ou denúncia consistente, exceção feita a João Pizzolatti e Ideli Salvatti, a políticos de Santa Catarina!

Balela

A parolagem de que a Lava Jato existe para perseguir o PT perde qualquer tipo de apelo depois das revelações do fim de semana. Na conversa fiada mais esdrúxula, os fanáticos de Lula da Silva e companhia poderão dizer que a força-tarefa persegue o PT e o PMDB.