Data mais esperada do ano pelo varejo, o Natal será mais uma oportunidade para o varejo catarinense retomar o fôlego depois de meses de resultados negativos. De acordo com a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio/SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), o catarinense gastará, em média, R$ 446,43, o que representa 6,5% a mais do que no ano passado (R$ 419,18). Embora a expectativa de gastos seja maior, o ganho real para o empresário será tímido se descontada a inflação de 7,87%.
Redução da massa salarial, retração de crédito e desemprego crescente são fatores para que o consumidor adote uma postura mais contida na hora das compras. “O Natal deste ano será um reflexo do ânimo da economia brasileira: mantém-se a tradição de presentear, mas com itens mais econômicos. Teremos uma injeção nos próximos dias, já que as famílias terão mais tempo para comprar com os horários estendidos , os lojistas renovaram seus estoques e o 13º será uma renda extra para impulsionar as vendas”, garante Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC. O cenário econômico também influencia o comportamento do consumidor, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A troca na presidência da República tem alimentado a esperança do catarinense por dias melhores. Aliado a isso temos o fato de que o panorama estadual é mais sólido do que em outras administrações país afora, dando especialmente ao servidor público mais garantias de ter o salário em dia. Essas circunstâncias provocam no consumidor a volta gradativa da segurança para fazer estas compras”, observa o líder lojista. De acordo com a pesquisa, a percepção sobre a própria condição financeira em relação ao ano anterior está bastante equilibrada: 33,7% apontaram que a situação permaneceu igual, 33,2% declararam estar pior e 32,9% afirmaram que estão em condição melhor. |
Comportamento de consumo
As roupas despontam novamente na 1ª posição do ranking de produtos preferidos (44,9%), seguidas por brinquedos (28,3%) e calçados (5,4%). Em relação ao local de compra, destacam-se o comércio de rua (77,5%) e os shoppings centers (13,6%). Em média serão comprados 4,47 presentes por consumidor. A compra de vários itens é uma das principais características do Natal e é um dos motivos para elevar o gasto médio no comparativo com outras datas comemorativas. Os mais presenteados serão os filhos (45,7%), pais (16,2%) e cônjuges (11,1%). Para garantir o melhor custo/benefício 79,7% deve realizar pesquisa de preço. Este quesito é determinante na hora da compra (48%), à frente do selo de qualidade (31%) e o atendimento (16%). A maioria (70,3%) pretende pagar à vista para fugir do endividamento e dos juros dos cartões. O parcelamento no crédito (15%) e o pagamento no débito (5,5%) também foram mencionados. Além do comércio, o setor de serviços é outro beneficiado nos dias próximos ao Natal. Pelo menos 34,7% dos entrevistados deve viajar no feriado, a maioria dentro do próprio estado (35,5%), o que ajuda a dinamizar a economia local. Os outros destinos são os estados vizinhos: Paraná (7,5%) e Rio Grande do Sul (5,1%). A pesquisa foi realizada em novembro nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau para conhecer o perfil do consumidor, revelar as principais tendências de compras e orientar os empresár ios nas estratégias de fim do ano. |
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