Diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Ênio Branco (foto), começa a colocar em prática este ano projetos que vinham sendo gestados desde que ele assumiu o cargo.
Conforme o blog já havia antecipado em fevereiro (http://blogdoprisco.com.br/branco-apresenta-projeto-da-celesc-telecom-nos-eua/), a empresa vai entrar nos segmentos Telecom (telefonia) e também de venda (comercialização) de energia elétrica. Segundo Branco, já foram enviadas cartas-convites para interessados em participar dos projetos mediante a formalização de Sociedades de Propósitos Específicos. O prazo desta etapa é dia 30 de abril. Branco explica que a Celesc gestiona junto à Anatel para obter licença que permita à companhia atuar nos segmentos de dados, voz e imagem.
O diretor avisa, contudo, que a Celesc não pretende competir com as gigantes da telefonia. Atuará em segmentos específicos. Mesmo assim, entende Ênio Branco, tem potencial para tornar-se uma telefônica robusta. A empresa tem seis mil quilômetros de fibras óticas à disposição para o projeto.
Dinâmico, Branco também articular a todo o vapor o ingresso da Celesc no mercado de venda de energia elétricas aos chamados consumidores livres. São empresas que podem escolher seu fornecedor do insumo. Estas mudanças são reflexos da profunda transformação administrativa da Celesc, hoje transformado em empresa de economia mista, com metas e controles bem mais rígidos.
Foto>Celesc, divulgação