Blog do Prisco
Notícias

Sinapro/SC lançou Guia de Concorrências para gestores

Documento orienta prefeitos, vereadores, secretários e outros agentes da administração pública sobre práticas de concorrência saudáveis na elaboração de editais para contratação de serviços publicitários

O Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC) apresentou no último dia 4 de abril a segunda edição do manual “Descomplicando a elaboração de editais para licitações de serviços publicitários”, elaborado inicialmente pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO). O lançamento oficial foi realizado durante a reunião do Conselho Político da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e contou com a parceria da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT).

Sinapro guia 2
lançamento oficial foi realizado durante a reunião do Conselho Político da Federação Catarinense de Municípios (FECAM)

A publicação busca auxiliar os órgãos públicos na elaboração de editais para licitação de serviços publicitários, para que possam realizar sempre uma concorrência saudável. Uma das grandes preocupações do Sinapro/SC tem a ver com a aplicação da legislação que regulamenta a atividade por parte de todos aqueles que a utilizam para a promoção de marcas, mercadorias, produtos e serviços, e também para difundir ideias, informações, princípios, iniciativas ou instituições junto ao público em geral.

O Sindicato também firmou parceria com o Ministério Público de Santa Catarina para intensificar o trabalho de orientação aos novos dirigentes na elaboração dos processos licitatórios para a contratação de serviços de publicidade institucional. Esta ação complementa a forte atuação da entidade, que analisa os editais de concorrência do setor, buscando sempre a transparência, a legalidade e a racionalidade dos recursos – especialmente os públicos. “Hoje estamos desenvolvendo um trabalho pró-ativo, oferecendo sugestões em todos os editais que tenham como objetivo final a contratação de agência de propaganda, e não somente para os órgãos que solicitam essa ajuda, como ocorria anteriormente”, explica o Presidente do Sinapro/SC, Pedro Cherem.

“A publicação traz orientações para um padrão de concorrência considerado saudável e ético na seleção de agências de propaganda. Todo o nosso trabalho tem como objetivo promover o bom uso dos recursos públicos, fortalecer o setor e servir de instrumento para qualificar a publicidade no Estado”, complementa Cherem, que falou da importância do Guia aos prefeitos presentes no encontro e disponibilizou a entidade para colaborar na orientação de futuros editais a serem lançados.

O guia apresenta todos os itens que precisam estar em um edital para concorrência pública e principalmente destaca as normas legais que devem ser observadas. O material trata de assuntos como a legislação que regulamenta o processo licitatório, questões de contrato, modalidades e tipos, condições de participação, apresentação de propostas e a valoração e julgamento da proposta de preços. Além disso, nessa edição o Sinapro/SC disponibiliza dois modelos de editais, levando em consideração diferentes tipos de serviços publicitários. 

Posts relacionados

Sindicatos patronais do setor de serviços alertam para os riscos da diminuição da jornada de trabalho

Redação

80ª Reunião do Conaprev em Florianópolis destaca avanços e desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social

Redação

Serviços para construção impulsionam geração de emprego em agosto

Redação