O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte Leonel Pavan passou a integrar a diretoria do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Fornatur), como vice-presidente para Relações Institucionais. Os integrantes do colegiado se reuniram nesta quarta e quinta-feira (5, 6), em São Paulo para renovação da diretoria e avaliação do setor durante a realização da WTM Latin América, considerada a maior feira de eventos e negócios turísticos da América Latina.
Junto com o presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, empresário Rogério Siqueira, do Parque Beto Carrero World, Pavan também aproveitou para lançar a proposta de divulgação da ação promocional “O Sul é Meu Destino”, que visa trabalhos conjuntos de promoção turística entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
“Precisamos de ações diferenciadas, recursos e campanhas descentralizadas com valorização de todas as regiões brasileiras, mas especialmente do Sul que hoje tem levado desvantagem promocional em relação ao Nordeste”, defendeu Pavan durante a reunião do Fórum, que contou ainda com a presença do ministro do Turismo Marx Beltrão e do presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz Silva. A proposta final de divulgação integrada ainda esta sendo alinhavada pelos dirigentes de turismo dos três estados do Sul.
MANIFESTO – A nova diretoria, que tem como presidente o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, apresentou um manifesto em prol do turismo nacional juntamente com os secretários participantes do fórum. O colegiado elaborou um documento em que se apresenta contrário ao posicionamento do Governo Federal em reduzir 67,96% do orçamento atual do Ministério do Turismo, correspondente a um corte de R$ 321,6 milhões
ARGENTINA – O secretário Leonel Pavan também participou do evento “Noite Argentina”, promovido pelo Instituto Nacional de Turismo da Argentina (Inprotur) , quando manteve contatos com Alejandro Lastra, secretário de Turismo da Argentina e com o Cônsul Geral do país no Brasil, Luiz Castillo para tratar do estreitamento das relações de amizade e intercâmbio turístico entre Santa Catarina e o país vizinho. A Argentina ocupa o primeiro lugar na lista de turistas estrangeiros que visitam o estado, seguido por Uruguai, Paraguai e Chile.