Na condição de vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo (foto) fará parte do colegiado do Fórum Nacional de Integração Agroindustrial (Foniagro), representando os setores de aves e suínos.
Pedrozo exercerá a representação como membro titular ao lado do presidente do CNA (João Martins) e do presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da entidade (Iuri Machado).
A criação do Foniagro está prevista na Lei da Integração (13.288/16), responsável por balizar os contratos de integração vertical agroindustrial no setor agropecuário. Trata-se de uma parceria firmada entre produtores (integrados) e indústria (integradora) para produção de matérias-primas e fornecimento à agroindústria, sendo uma prática muito utilizada na avicultura e suinocultura.
Trata-se de um Fórum de composição paritária entre representantes dos integrados e dos integradores, com o objetivo de elaborar as diretrizes das cadeias produtivas, bem como harmonizar a relação contratual entre as partes.
O fórum também terá a responsabilidade de definir uma metodologia para o cálculo da remuneração dos integrados, com o objetivo de garantir um pagamento mais justo aos produtores rurais. O Foniagro das cadeias produtivas de aves e suínos funcionará em conjunto e será composto por 12 membros, seis indicados pelo setor primário e outros seis pelas indústrias.
Do lado dos produtores, além dos três representantes da CNA, foram indicados os presidentes da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e da Associação Brasileira de Avicultores Integrados (ABAI), Fernando Ribeiro, e o secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris.
O Foniagro se reunirá periodicamente para discutir as demandas das duas cadeias produtivas. O primeiro encontro deve ocorrer em junho.