Blog do Prisco
Destaques Notícias

Ministro visita Xanxerê, que decreta calamidade pública

O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini (E), assinou o decreto de Calamidade Pública depois do temporal que assolou a cidade. O documento ainda não chegou a Defesa Civil do Estado, que precisa homologar a decisão municipal. Posteriormente, o Ministério da Integração Nacional precisa reconhecer a situação para que a cidade tenha acesso a recursos mais rapidamente. As informações iniciais dão conta de que os prejuízos em residências, até o momento, superam os R$ 19 milhões, montante que pode ser alterado, dependendo da compilação de novos dados.
Durante a vistoria do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi (de terno na foto), ele ressaltou apoio durante o processo de reabilitação e reconstrução de Xanxerê. “Num segundo momento nós vamos trabalhar no sentido de fazer o restabelecimento da cidade, isso com energia, com limpeza das ruas, em parceria com a prefeitura. Temos muitas residências atingidas. Algumas com financiamentos da Caixa Econômica Federal, outras não têm o financiamento. Tem uma equipe da Caixa na cidade. Quero aproveitar para tranquilizar essas famílias. Vem o pessoal da seguradora para dar uma resposta emergencial. Vamos levantar os números das casas destruídas e estabelecer o número de reconstrução, através do Minha Casa, Minha Vida, como foi determinado pela presidente Dilma.” Disse.

GILBERTO OCCHI

OUTROS 29 MUNICÍPIOS ATINGIDOS

Após conversar com o prefeito, o secretário-adjunto de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli (D), e outras autoridades, o ministro, acompanhado de profissionais de Santa Catarina, realizou vistoria por alguns pontos da cidade. Occhi fica em Xanxerê até essa quarta-feira, 22. Além do Ministro, técnicos do Ministério da Integração Nacional estão na cidade para acompanhar a elaboração dos relatórios de danos. Profissionais do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão vinculado à pasta de Occhi, também vieram de Brasília.

Xanxerê foi a cidade mais atingida, mas há outras municípios com problemas: Ipuaçu, Guatambu, Nova Itaberaba, Chapecó, Cordilheira Alta, Abelardo Luz, Coronel Freitas, Bom Jesus, Ouro Verde, São Domingos, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Concórdia, Lindóia do Sul, Alto Bela Vista , Ponte Serrada, Ipumirim, Passos Maia, Xavantina, Vargeão, Faxina dos Guedes, Peritiba, Seara, Aratuba, Presidente Castelo Branco, Jaborá, Itá, Arvoredo e Paial.

Foto: Janaína Mônego, SDR, divulgação

Posts relacionados

Heloísa Cabral será a secretária de Assistência Social, Mulher e Família

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anuncia novos nomes de seu governo

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul anuncia os nomes dos futuros secretários da Educação e de Obras

Redação