Após Ciro Gomes (PDT) palestrar para mais de 80 dirigentes do movimento sindical rural catarinense na sede da Fetaesc, Walter Dresch, presidente da Federação, aproveitou a oportunidade do presidenciável para entregar um resumo da pauta do Grito da Terra de Santa Catarina.
Dresch diz que o documento serve de base para ações propositivas em prol dos trabalhadores rurais não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil, que pode servir de pilar para ações de um futuro governo pedetista.
O documento reúne reivindicações relativas às políticas agrícolas (assistência técnica, crédito), às questões salariais (cumprimento e ampliação das leis trabalhistas) e às políticas sociais (saúde, previdência, educação e assistência social). Atende também os interesses das mulheres trabalhadoras rurais e da juventude rural.
Ciro agradeceu a oportunidade de dialogar com os representantes da agricultura familiar catarinense destacando que “as demandas serão observadas, tendo o meu compromisso de seguir dialogando e encontrando conjuntamente a melhor maneira de atendê-las. É uma tradição minha ouvir e incluir as diferentes representações dos trabalhadores rurais”.
Fotos: Nefhar Borck/Divulgação