Blog do Prisco
Notícias

Ministro da Saúde atende pleitos da Associação de Câncer de Boca e Garganta e anuncia visita à Santa Catarina

Após a audiência pública ocorrida  na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que defendeu a distribuição pelo SUS da “laringe eletrônica”, o senador Dalirio Beber (PSDB-SC) levou o pleito ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que respondeu positivamente às reivindicações da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG).

Na presença da presidente da ACBG, Melissa Ribeiro Medeiros
e da fonoaudióloga da ACBG, Luciara Giacobe, Barros garantiu que vai acatar a correção para a distribuição do equipamento, desde que o recurso não fique 100% de responsabilidade do SUS. “Devemos ter o parecer favorável na reunião do Conselho, que acontece amanhã, mas será uma decisão tripartíade”.

Ricardo Barros câncer de boca
Ministro Ricardo Barros, Luciara Giacobe e Melissa Medeiros

“O ministro se mostrou bastante sensível ao pleito e respondeu positivamente às justas reivindicações das milhares de pessoas, que anualmente são acometidos pelo câncer de laringe, cuja sequela as impede de falar e de se reincluir socialmente”, disse o senador.

Na oportunidade, o ministro anunciou sua visita a Chapecó e Blumenau, no dia 6 de outubro.

Criciúma

Na mesma audiência, o ministro Barros aceitou negociar a ampliação do custeio do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, desde que o Governo do Estado e os municípios vizinhos também contribuam.

O pedido veio do secretário de Articulação Nacional, Acelio Casagrande, dos deputados federais Valdir Colatto e Geovânia de Sá, do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e do presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin.
O acordo entre União, Estado e Municípios será construído na próxima semana, quando o assessor Especial do ministro, Sérgio Luiz da Costa, fará visita técnica e reunião de trabalho em Criciúma, envolvendo os secretários de Saúde e prefeitos de toda a região.

São aproximadamente 64 municípios que utilizam a estrutura do Hospital Santa Catarina: a cada quatro pacientes atendidos, três são de fora da cidade.

 

 

Posts relacionados

Justiça devolve mandato do vereador Maikon Costa na Capital

Redação

Ministro catarinense do STJ participa do Seminário Sul Brasileiro de Reestruturação Empresarial

Redação

Ministro da Previdência confirma acordo de cooperação do INSS com o parlamento

Redação