Blog do Prisco
Notícias

Acari Luiz Menestrina: uma história de empreendedorismo e sucesso

Empresário participou do programa “Trajetória Profissional” da CDL Jovem Chapecó

        “O segredo é a qualidade dos nossos produtos. Somos a única empresa do Brasil que produz leite com padrão internacional”, informou o empresário Acari Luiz Menestrina, da Gran Mestri, durante o programa “Trajetória Profissional” promovido pela CDL Jovem Chapecó, nessa semana. Os jovens empresários testemunharam um relato inspirador do empreendedor de sucesso. “Serve de exemplo e estímulo para que jovens empresários inovem e saiam da zona de conforto”, ressaltou o diretor-presidente da CDL Jovem Chapecó, Alexandre Brum.

         Natural de Rio dos Cedros, no Alto Vale do Itajaí, Menestrina é filho de produtores rurais e descendente de italianos. Antes de empreender na produção de queijos, atuou como técnico agrícola e extencionista rural da Epagri. A mudança para o oeste de Santa Catarina ocorreu em 1976, quando iniciou a profissionalização do campo. Teve grande participação na formação e concretização da bacia leiteira da região extremo oeste.

 Integrantes da CDL Jovem Chapecó acompanhados pelo empresário Acari Menestrina
Integrantes da CDL Jovem Chapecó acompanhados pelo empresário Acari Menestrina

         Foi empreendedor em diversas áreas. Trouxe para o oeste catarinense as primeiras vacas de raça Holandesa e Jersey, primeira pastagem de inverno, primeiro tanque de coleta granalizada, entre outras tecnologias que auxiliaram no desenvolvimento da produção de leite na região. “Também introduzimos a cultura do queijo em Santa Catarina”, lembrou.

         Sua primeira empresa, a Cedrense, deu lugar a Gran Mestri, reflexo de viagens de estudo por mais de 30 países, principalmente a Itália, de onde trouxe as principais novidades na produção de queijos. “Somos a maior empresa de queijos da América Latina. Buscamos ser o primeiro no que fazemos aplicando tecnologias para garantir qualidade, produtos saudáveis e segurança alimentar. Todos os nossos produtos passam por uma série de análises até que ficam prontos para entrar no mercado”, contou.

         Menestrina e sua equipe produzem o queijo mais nobre do mundo: o Grana Padano – Gran Mestri. “Nosso foco é ser líder absoluto de mercado em produtos diferenciados. Atuamos com uma linha de alto valor agregado, com qualidade e referência no mercado. Fomos a primeira empresa do Brasil a ter a linha zero lactose. Encontramos um nicho de mercado excelente, cerca de 70% das pessoas no mundo têm algum tipo de intolerância a lactose, no Brasil esse número chega a aproximadamente 50 milhões de pessoas. Pesquisamos e investimos em mais esse segmento e os resultados estão sendo excelentes”, afirmou.

         Sua trajetória profissional rendeu mais de 100 prêmios e menções, além da conquista de três edições do Top de Marketing ADVB/SC. “Sempre digo que aproveitei todas as oportunidades, estive no lugar certo na hora certa. O importante é treinar, treinar e treinar. Estar constantemente atualizado e em busca de inovações, fazer a diferença”, finalizou.

         A GRAN MESTRI

A empresa é localizada em Guaraciaba, no extremo oeste do Estado. É a maior fábrica de queijos duros da América Latina, com capacidade de estocagem de um milhão e trezentos mil quilos. Com 150 colaboradores, produz, além do queijo mais nobre do mundo, iguarias que mantém a tradição italiana presente em Santa Catarina, Brasil e exterior.

Fotos>CDL-Chapecó, divulgação