Soluções de tecnologias sociais simples e baratas para a gestão da água nas casas e caso da primeira “Zero Waste Store” portuguesa, uma mercearia biológica a granel, serão alguns temas abordados no evento
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) realiza nessa quarta-feira (25) a 5ª edição do Seminário Viver Sustentável. O evento tem por objetivo promover a consciência ambiental e o estímulo às práticas sustentáveis por meio de debates, oficinas e outras atrações.
Participarão do encontro, que é aberto ao público e ocorrerá no auditório da Unisul, estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), ONGs e organizações públicas.
Entre os temas abordados nas discussões estão a relação entre a indústria e a sustentabilidade, capacitação em ecomoda, consumo consciente e as novas formas de economia, entre outros.
Eduardo Schnitzler Moure, do Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico (NEAmb) da UFSC e do Instituto Çarakura, falará sobre o uso de soluções de tecnologias sociais (simples, baratas, baixo impacto ambiental, adaptadas ao contexto local, facilmente replicáveis) para a gestão da água nas casas, como captação de água da chuva, banheiro seco, sistemas ecológicos de tratamento de esgoto.
Também será apresentado o caso da Maria Granel, a primeira “Zero Waste Store” portuguesa, uma mercearia biológica a granel, abriu as portas em Lisboa (Alvalade) em novembro de 2015. A primeira loja em Portugal, e uma das pioneiras na Europa e no mundo, a dispensar as embalagens e a vender exclusivamente a granel. Maria Granel foi referenciada internacionalmente como um dos introdutores do sistema BYOC (“Bring your own container”) no mercado nacional. Patrocínio: Engie e Ambiental Santos.
O evento tem patrocínio da Engie e Ambiental Santos e apoio do Instituto Lixo Zero e da Unisul. Os parceiros são NEAmb, Armário Coletivo, SEBRAE, Movimento Nós Podemos SC, Floram, GTEA RH08, Instituto Çarakura, Trama Ética.
PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura
8h35 –Talk Show
Case 1: Reflexões sobre sustentabilidade –Silvane Dalpiaz do Carmo – FLORAM e GTEA RH08
Case 2: A indústria e a Sustentabilidade. Case Ambiental Santos – Gilberto de Cristo
Case 3: Gestão sustentável ENGIE – José Lourival Magri – ENGIE Brasil Energia
9h30 – Agenda 2030: um compromisso com as futuras gerações – Adelita Adiers – Coordenadora Geral no Movimento Nacional ODS – Nós Podemos Santa Catarina
10h – Coffee Break
10h20 – Atração Sócioambiental Educativa – NOSSA SENHORA dos resíduos – Paula Tonon (ANDARES.COM)
10h35 – Case “Maria Granel” de Portugal – Eunice Maia
11h15 – Encerramento
OFICINAS
Oficinas simultâneas – Horário: 14h às 17h
-Capacitação em Ecomoda – Neide Schulte – Trama Ética
-Tecnologias Sociais para a gestão da água na sua casa – Eduardo Schnitzler Moure – NEAmb e Instituto Çarakura
-Transalimentação – Marina Cardoso Guzman – NEAmb
-Negócios de Impacto – Inovação Social do conceito à prática – Marcio Jappe – SEBRAE SC
-Consumo consciente e as novas formas de economia – Carina Zagonel – Projeto Armário Coletivo