A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) avaliou como positiva, para avançar no diagnóstico precoce do câncer de mama, a divulgação da portaria do Ministério da Saúde informando a liberação de mais recursos para o tratamento da doença. Para ela, a medida é muito importante porque vai melhorar a estrutura de atendimento aos portadores dessa doença.
“Além da mamografia, há outros procedimentos médicos que poderão confirmar melhor o diagnóstico. Por isso, a importância da liberação desses recursos”, afirmou Carmen, que preside a Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.
Em 2017, 58 mil mulheres terão esse tipo de câncer.
Segundo o Ministério da Saúde, foram garantidos mais R$ 9,4 milhões por ano para a realização de procedimentos, mais do que o dobro do investido (R$ 4,1 milhões) em 2016 para o mesmo fim. A expectativa do Ministério da Saúde é triplicar o número de procedimentos como punção de mama por agulha grossa; biópsia e anatomopatológico.
“Esses exames são considerados mais precisos para orientar o tratamento. Quanto mais cedo detectar a doença, mais chances tem o paciente de se curar”, avaliou a parlamentar.
Carmen Zanotto ressaltou, ainda, que a ampliação de recursos também vai ajudar as prefeituras na contratação de mais profissionais para fazer esses procedimentos.
Foto: Arquivo