Blog do Prisco
Sem categoria

Softplan anuncia aporte em startups de inovação para Gestão Pública

Uma das maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina amplia portfólio de soluções com investimentos nas startups 1Doc e WeGov. Iniciativa integra a área de Inovação e Novos Negócios da Unidade de Gestão Pública da companhia

Ampliar a oferta de soluções inovadoras para uma gestão pública cada vez mais digital é a premissa dos investimentos em duas startups de Florianópolis que aSoftplan, uma das maiores empresas de softwares de Santa Catarina, acaba de anunciar. 1Doc e WeGov são os dois primeiros negócios a receberem aportes da companhia no âmbito da área de Inovação e Novos Negócios da Unidade de Gestão Pública.

O modelo de investimento que a unidade segue é o de Corporate Venture, que mantém os empreendedores no negócio com o apoio da força de vendas, canais, marca e conhecimento de negócio. “Nossa estratégia de crescimento apoiada na inovação aberta tem como objetivo diversificar o portfólio de soluções com startups que possam complementar as ofertas atuais ou acessar novos mercados estratégicos para a Softplan”, resume o sócio-fundador e diretor da Unidade de Gestão Pública, Moacir Marafon.

Softplan - gestão pública
O modelo de investimento que a unidade segue é o de Corporate Venture, que mantém os empreendedores no negócio com o apoio da força de vendas – foto>divulgação

Além do Corporate Venture, a Softplan também possui iniciativas de inovação interna, com programas de intraempreendedorismo e laboratórios de inovação para experimentação de novas tecnologias e modelos de negócio e em 2018 tem planos para expandir mercado com fusões e aquisições.

Ambas as startups estão incubadas na nova sede da Softplan, inaugurada há um ano no Sapiens Parque, um dos principais parques de inovação do país. A proximidade com os executivos de negócio, times de desenvolvimento e relacionamento com o cliente é outro diferencial do modelo, segundo Marafon.

O valor dos aportes não foi anunciado, mas envolve investimento financeiro da Softplan em troca de participação nos negócios. A expectativa é que novos investimentos sejam realizados nos próximos meses. Além do aporte financeiro, as startups contam com acesso aos canais de venda, aos especialistas de negócio e à infraestrutura da Softplan no Brasil para alavancar suas vendas.

WeGov: espaço de aprendizagem em governo

Introduzir a inovação no dia a dia e nas práticas do agente público tem sido a tônica de diversos projetos que a WeGov desenvolve no setor público desde 2011. Todas as ações da empresa têm como premissas empoderar e promover a aproximação interinstitucional entre os agentes públicos, além de iluminar ideias e ações que possam ser replicadas em todos as esferas e poderes.

A aproximação com a Softplan se deu recentemente, quando a companhia se tornou uma das parceiras e patrocinadoras da primeira edição do HubGov, um programa de inovação em governo que disseminou práticas, ferramentas e técnicas para superar desafios em 14 instituições baseadas em Santa Catarina.

“O aporte da Softplan na WeGov permitirá que a empresa possa ampliar e concentrar seus esforços na entrega dos serviços e soluções para o agente público”, explica Gabriela Tamura, diretora administrativa. Com o investimento, a WeGov ampliará em 2018 o HubGov realizando o programa em mais quatro estados. A empresa pretende ainda desenvolver uma plataforma tecnológica que reunirá em uma comunidade virtual os inovadores do setor público brasileiro.

1Doc: soluções para governo digital

O investimento na 1Doc está diretamente ligado à estratégia de expansão da Softplan no segmento de pequenas e médias prefeituras com um sistema de gestão eficiente de processos digitais, ouvidorias virtuais e comunicação interna. A 1Doc desenvolve uma plataforma totalmente web de comunicação, atendimento e gestão documental para órgãos públicos. Com a solução, as secretarias, autarquias e departamentos ficam conectados aos cidadãos e empresas contribuintes para resolver mais rapidamente as demandas do dia a dia.

Os recursos permitirão potencializar a força de vendas e os canais para escalar o modelo de negócio da startup. A expectativa é alcançar até o fim de 2018 mais de 130 órgãos do país, especialmente prefeituras municipais. “Essa parceria une a experiência da Softplan com a metodologia da 1Doc, que ajuda milhares de servidores públicos a se comunicarem e atenderem melhor o público”, explica Jaison Niehues, cofundador e diretor técnico da 1Doc.

“Todas as áreas da startup serão impactadas e transformadas com o investimento. Pretendemos expandir em três vezes nossa atuação nacional, democratizando os órgãos de pequeno e médio porte com o acesso a soluções confiáveis, ágeis e que provam economia já nas primeiras semanas de uso”, resume o Diretor Comercial e cofundador, Jéferson de Castilhos.

Inova Agora: intraempreendedorismo

Outra iniciativa que integra os esforços de inovação da Softplan é o programa Inova Agora, que estimula o empreendedorismo dos colaboradores ao incentivar a criação e desenvolvimento de soluções disruptivas. O programa acaba de finalizar a segunda turma e já contou com seis soluções criadas, desenvolvidas e que passaram a ser validadas nos primeiros clientes ao longo de 2017.

“A expectativa é lançar mais uma edição no início de 2018 incluindo outros agentes no processo, como Universidades e parceiros, e integrar estes esforços e investimentos às iniciativas de Corporate Venture da Softplan, não somente ampliando o portfólio de soluções mas incubando negócios com potencial de se tornarem startups aceleradas pela empresa”, destaca Guilherme Tossulino, diretor de Inovação e Novos Negócios da Unidade de Gestão Pública.

 

Sobre a Softplan A Softplan é uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, com cerca de 1500 colaboradores. Atua há 27 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco nas seguintes áreas de atuação: indústria da construção; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos, Procuradorias e escritórios de advocacia. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.‌