Com o resultado da auditoria de imagem e opinião realizada em 2017, concessionária reforça imagem positiva na prestação de serviços públicos em Santa Catarina |
A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) contratou uma empresa de análise de dados para conduzir auditoria de imagem e opinião junto aos seus principais públicos de interesse, como os motoristas usuários de GNV do estado, clientes industriais, formadores de opinião, moradores de condomínios residenciais e profissionais da imprensa catarinense e nacional. Realizada entre os meses de agosto e novembro de 2017, a iniciativa faz parte de um trabalho iniciado em 2014 e que terá ciclos de três em três anos com o objetivo de compreender a percepção dos públicos sobre a instituição responsável pela distribuição do gás natural em Santa Catarina, visando à promoção e melhoria nos serviços. Um dos principais resultados da pesquisa foi o índice de confiança da empresa, indicando que uma média de 92,2% do total desses públicos confia na distribuidora. Esse índice foi ainda maior entre os clientes, grupo em que a concessionária foi considerada a mais confiável entre as instituições comparadas, com um percentual de 98,3%, à frente do Corpo de Bombeiros que teve o nível de avaliação de confiança em 97,3%. A auditoria também avaliou a expectativa desses grupos para o futuro da companhia, e o resultado foi uma média de 80,1% dos entrevistados afirmando que acreditam que a SCGÁS vai crescer nos próximos anos. Os principais motivos apresentados pelo público para justificar essa opinião foi o fato da empresa oferecer um energético com preço competitivo e menor impacto ambiental, além da existência de uma demanda ainda não atendida em algumas regiões do estado. No comparativo com a pesquisa de 2014 houve um aumento no número de entrevistados que disse não conhecer quase nada sobre a SCGÁS, de 19% para 27,1%, porém todos os critérios de boa imagem também tiveram aumento. Em 2014 a média do público que considerou a companhia eficiente foi de 71,3%, enquanto em 2017 foram 85,1%, no critério de credibilidade o número passou de 73,7% para 88,5% e no de ética e transparência foi de 58,1% para 75,9%. Outro aspecto avaliado na imagem da distribuidora foi o índice de satisfação em vários aspectos da atuação da empresa. O grupo de motoristas com veículos a GNV, por exemplo, deu uma nota média de satisfação de 7,59, bastante próximo dos 8,53 que os próprios entrevistados definiram como a nota necessária para que se sentissem completamente satisfeitos. O ponto em que os motoristas acharam que a SCGÁS mais deixa a desejar é na divulgação de seus próprios produtos e serviços, enquanto os que eles consideram mais satisfatórios foram a qualidade do que a empresa oferece e a contribuição para a redução do impacto ambiental. A partir de 2018 essa pesquisa passa a ser usada como material de avaliação para a assessoria de comunicação da empresa, com relevância para todas as ações com potencial de afetar a imagem da organização. O próximo ciclo de avaliação teve início após a pesquisa, e será encerrado com a realização de uma nova auditoria em 2020 que vai utilizar os resultados da pesquisa atual como base comparativa. |