Blog do Prisco
Notícias

Maldaner chama a atenção do Congresso para a Nota Brasil

O deputado federal Celso Maldaner usou a Tribuna da Câmara para, mais uma vez, alertar sobre a necessidade das reformas que o país necessita para continuar crescendo, a exemplo da tributária e da previdenciária.

Maldaner citou a suspensão da reforma da previdência como uma das causas do rebaixamento da Nota Brasil que era BB e passou para BB menos. Na prática, quer dizer que o país está mais longe de conseguir o selo de bom pagador de sua dívida e longe de ser um país com boas perspectivas de investimentos. “Para a gente entender um pouco essa classificação que as agências internacionais fazem, existe uma longa escala de classificação, com mais de 20 notas. 

Celso MaldanerEm resumo, são dois terrenos e uma muralha. Quem está a partir de um determinado nível tem o carimbo de grau de investimento. Quanto mais longe do muro, mais eficiente, confiável, robusta é a economia e menor o seu risco. O triplo A, por exemplo, é a nota da Alemanha. Alguns fundos de investimento só colocam dinheiro em países desse terreno. Do outro lado é o grau especulativo. Países arriscados, com economia problemática e menos confiável. Os investidores pensam duas vezes antes de entrar”, explicou o deputado.

Para Maldaner, quando o governo do presidente Michel Temer assumiu, essa nota era bem pior do que a que temos hoje, tudo fruto de um resultado de medidas tomadas e reformas votadas nesta casa, como foi o caso da Modernização Trabalhista. “Uma economia forte, gera empregos e consequentemente renda, para o povo e para os governos investirem aonde for necessário. Por isso, mais uma vez afirmo meu compromisso em votar os projetos que farão nossa economia continuar crescendo”, destacou o deputado.