Blog do Prisco
Notícias

Solenidade de transmissão de cargo na Defensoria Pública acontece na próxima segunda

Segunda, dia 05, às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, acontece a solenidade de transmissão do cargo de Defensor-Público Geral do Estado. No ato, o Defensor Público-Geral , Ralf Zimmer Junior, empossa Ana Carolina Dihl Cavalin, atual SubDefensora Pública-Geral,   para assumir a Defensoria Pública de Santa Catarina. Aos 41 anos, Ana Cavalin faz história ao ser a primeira mulher a comandar a Instituição.
Gaúcha de Porto Alegre, formada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especializou-se em Direito Público pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná. A futura Defensora Pública-Geral foi aprovada em terceiro lugar no I Concurso Público da Defensoria Pública de Santa Catarina, tomando posse em 2013 e atuando como defensora nos Núcleos de Joinville, Itajaí e Florianópolis.
No evento, ainda será apresentado um relatório de atividades, do primeiro ano do biênio de Gestão, das ações de Zimmer Junior no comando da Defensoria Pública do Estado.
De 16 de setembro de 2016 a 16 de setembro de 2017, o resultado, contabilizado, em números, aponta para a expansão e o fortalecimento da Defensoria Pública em Santa Catarina. Foram nesse período, 298.733 mil atos em 2017, o que significa um crescimento de 42,20% das assistências jurídicas oferecidas aos cidadãos catarinenses sem condições de pagar para o acesso á Justiça, com o mesmo número de defensores públicos desde 2015. Atualmente são 99 Defensores Públicos.
Ainda em 2017, nessa gestão, foram realizados três mutirões no sistema prisional do Estado. Para Ralf Zimmer Junior, o tripé da eficiência, valorização dos colaboradores e respeito a coisa pública nortearam a sua gestão. “Além de ampliar o atendimento a população carente que não tem condições de pagar por acesso à Justiça, buscamos valorizar defensores e servidores e cortar o custeio”.
Uma gestão marcada pela máquina enxuta, cortando, por exemplo, de celulares funcionais, alugueis de garagem a café. “ O respeito e a transparência com a  coisa pública é a nova forma de administrar. Devemos sempre atentar para  quem paga os nossos salários, que é o cidadão catarinense”.
Por isso, afirma, que a chegada da doutora Ana Carolina Cavalin vai dar continuidade a linha austera, transparente,  de lutas e de crescimento na Defensoria Pública de Santa Catarina. “ Será de unidade e continuidade”.