Blog do Prisco
Notícias

Produtores de Videira colhem os primeiros frutos de pitaya

Agricultores de Videira apostam em uma nova alternativa de produção que pode beneficiar, principalmente, o pequeno produtor rural. No último fim de semana, o deputado Natalino Lázare visitou a produção de Adriano Scussiatto e participou da colheita dos primeiros frutos na região. A pitaya, que produz saborosos e nutritivos frutos, pode ser consumida na forma in natura e também usada para produção de doces, geleias e até mesmo cosméticos.

“Tive a oportunidade de experimentar a fruta e realmente é muito saborosa. Além de ser rica em nutrientes, é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação. Embora a planta ainda possua zoneamento agrícola no Meio-Oeste, pode ser um bom investimento para o produtor, pois a fruta tem um valor agregado muito interessante”, afirma o deputado Natalino Lázare, que é o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa.

Pitaya

Sobre a Pitaya

Também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China. 

Possui vitaminas como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferro, cálcio e fósforo. Entre os benefícios estão proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes, ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa, além de combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3.

Fotos: Divulgação