Nesta quarta-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) irá apoiar as eleições para o cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da cessão de urnas eletrônicas. Para a consulta, o TRE-SC disponibilizará cerca de 84 urnas, distribuídas entre os campus Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. 40.049 mil eleitores estão aptos a participar do pleito para a reitoria.
Segundo o chefe da seção do voto informatizado, João Sebastião de Andrade, nestas eleições, o Tribunal irá preparar as urnas, organizar o cadastro de eleitores, treinar mesários, digitalizar e inserir as fotos dos candidatos. A totalização dos votos ficará sob a responsabilidade da entidade e, conforme for o resultado do pleito para reitor, poderá haver segundo turno.
O treinamento dos mesários, 560 que irão trabalhar nas eleições, foi realizado nos dias 21 e 26/03 no campus de Florianópolis. Nos demais campus, a capacitação ainda está ocorrendo. Atuarão nas eleições 22 servidores da Justiça Eleitoral, para auxiliar em atividades de suporte e treinamento.
Sobre as eleições universitárias e cessão de urnas
A Justiça Eleitoral de Santa Catarina apoia as eleições universitárias desde 1999. Esta é a sexta eleição para reitor com urna eletrônica. A última eleição foi em 2015, com uso de urnas em primeiro e segundo turnos. No mesmo ano, o TRE-SC apoiou também a consulta plebiscitária sobre o Hospital Universitário (HU) da UFSC.
Além desses eventos, já foram realizadas 344 eleições comunitárias, possibilitando a votação de 7.639.650 eleitores. Ao todo, já foram cedidas 60.670 urnas. As eleições ocorreram em instituições como UDESC, OAB, UNIMED, CREA, Conselhos Tutelares, DCEs e eleições de vereadores mirins.