O presidente da FEHOESC e da CNS, Tércio Kasten, representando as entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, esteve em Brasília nesta quinta-feira, 10 de maio, juntamente com o Fórum Parlamentar Catarinense e o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, no ato de assinatura da liberação das portarias de alta complexidade de oncologia para o Hospital de São Bento do Sul e Rio do Sul, além do serviço de cardiologia para o hospital de Mafra. O total investido pelo governo federal é de 13,3 milhões de reais, e serão empregados em atendimentos de oncologia, cardiologia, neurocirurgia/neurologia e retaguarda.
Dos valores repassados na ocasião, a oncologia do Hospital Regional do Alto Vale, de Rio do Sul, receberá 4,7 milhões por ano. Em São Bento do Sul, a oncologia no Hospital Sagrada Família, também irá receber 4,7 milhões de reais, anualmente. O setor de cardiologia de alta complexidade do Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, contará com 3,2 milhões de reais. Já o Hospital São Camilo de Imbituba receberá R$ 775 mil/ano para habilitações em leitos de retaguarda.
Tércio Kasten, enalteceu o trabalho conjunto das três entidades, que resultou na captação de recursos para a melhoria dos serviços prestados a população. “A publicação das portarias só foi possível graças ao trabalho das entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, através do Instituto Santé, da Frente Parlamentar Catarinense e dos hospitais envolvidos. Através da união, conquistamos os resultados esperados, na busca pelo acesso seguro à Saúde, pela população catarinense”, destacou.
O coordenador do Escritório de Projetos do Santé, Adriano Ribeiro, destacou os esforços que trouxeram bons frutos para toda a rede. “Esse é o resultado de uma trabalho desenvolvido há 3 anos pelas entidades, que obtiveram resultados concretos para toda rede hospitalar catarinense. Do lote de habilitações conquistado, totaliza-se um valor de 50 milhões por ano para a rede hospitalar catarinense”, afirmou.
Também participaram do evento, a deputada federal, Carmen Zanotto, o Deputado Federal e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Jorginho Mello, o deputado federal Celso Maldaner, o deputado federal Rogério Peninha, o senador Dalírio Beber, o secretário da Saúde, Acélio Casagrande, o vice-presidente da AHESC, Sigfried Hidelbrand, o diretor da AHESC, Dário Clair Staczuk, o vice-presidente da FEHOESC e presidente da entidade mantenedora do hospital de Rio do SUL (FUSAVI), Giovani Nascimento, juntamente com o vice-presidente da FUSAVI, Osmar Peters, o coordenador do Escritório de Projetos do Santé, Adriano Ribeiro, e o diretor executivo corporativo do Hospital Sagrada Família, Fernando Castanheira.
Durante a tarde, Tércio Kasten, Adriano Ribeiro e Dário Staczuk participaram de uma sessão no plenário da Câmara Federal, onde o deputado Jorginho Mello e a deputada Carmen Zanotto, homenagearam as entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC em reconhecimento a excelência na prestação de serviços.