O Governo do Estado realiza o Simulado Integrado de Resposta a Desastres em Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí, a partir desta segunda-feira, 14. O treinamento, feito por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, junto do Exército Brasileiro, vai até sexta-feira, 18. Também integram o exercício a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, defesas civis municipais e Samu. O principal objetivo é a capacitação dos profissionais e a integração das mais diferentes esferas do governo.
“A movimentação de viaturas nesses municípios será intensa, mas a população não precisa se preocupar, porque faz parte do treinamento. Nosso Estado é referência em Defesa Civil, em relação à estrutura e à proteção que oferece. É fundamental o treinamento, que busca sintonia entre os órgãos que atuam em situação de crise”, ressalta o governador Eduardo Pinho Moreira.
Santa Catarina é o Estado que apresenta a maior variação climática do país, com um histórico de ocorrências que demonstra que os catarinenses precisam estar preparados.
Durante o exercício será colocado em atividade e testado na prática o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd) de Florianópolis, que será entregue à comunidade catarinense no dia 18. Junto a elem as regionais de Blumenau e Itajaí também estarão em atividade sendo a ponte entre os municípios e o Centro Integrado de Operações.
No Cigerd todos os órgãos públicos do Estado e federais estão representados, unificando as ações e resultando em uma resposta mais rápida à população.
A operação também contará com a atuação de todos os integrantes dos Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), acionados nas cidades sede.
BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estará presente com grande estrutura. Serão disponibilizadas forças tarefas de 10 batalhões, Batalhão de Operações aéreas, Batalhão de ajuda humanitária e o Alto Posto de Comando (APC) de onde será direcionado o efetivo para as ocorrências simuladas.
EXÉRCITO
O Exército Brasileiro (EB) participa, em todo o território nacional, de atividades de apoio à população em situações de calamidade. Em SC, o apoio do Exército à Defesa Civil já foi utilizado nas enchentes do Vale do Rio Itajaí, nos anos de 1983 e 2008.
O exercício, denominado pelo EB como 2º Simulado de Assistência Humanitária, tem a finalidade de ampliar a capacidade de ação das tropas. Desde 2016, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, responsável pelo comando das unidades do EB em Santa Catarina, está preparando a estrutura para operações de ajuda humanitária.
Participam das ações, além do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, unidades de Florianópolis, Joinvile, Criciúma, Tubarão e Porto União (SC), e de Curitiba (PR).
IMPRENSA
A imprensa está convidada para acompanhar as atividades do Simulado. O comando da operação está dimensionando diversas ações que podem ser acompanhadas por jornalistas.
Mais informações por meio da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil Estadual: (48) 991853889 (Telefone e Whatsaap).