Mais de 200 prefeitos estiveram presentes na abertura oficial do Congresso de Prefeitos organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O evento foi realizado nesta terça-feira (12), em Florianópolis.
Representando os deputados estaduais, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Silvio Dreveck (Progressistas), destacou a urgência de se promover um novo pacto federativo, onde a União aumente o percentual da receita distribuída aos municípios. “Não há uma política permanente de transferência de recursos da União que permita às prefeituras fazerem frente às suas necessida des e investimentos. Nos municípios os recursos são mais bem aproveitados, com maior eficiência e fiscalização”, afirmou.
Dreveck ainda lembrou que oito presidenciáveis participarão do evento nesta quarta-feira (13), e esta será uma oportunidade para ouvir as propostas daqueles que querem conduzir o país nos próximos anos. Para o deputado, uma das atitudes que podem resultar em uma melhor condição aos municípios é o enxugamento da máquina pública. “Se não há como aumentar a receita, é preciso reduzir as despesas. É preciso reduzir o tamanho do Estado, em especial da União. Não faz sentido manter empresas públicas que dão prejuízo e uma máquina pesada e ineficiente.”, afirmou.
O Congresso dos Prefeitos é considerado o maior encontro de gestores públicos de Santa Catarina e tem programação até o dia 14 com palestras, exposições e rodas de conversa. Oito presidenciáveis confirmaram participação nesta quarta-feira (13).