Chapecó recebeu nesta segunda (02) e terça-feira (03), representantes de cerca de 40 municípios catarinenses para o Fórum Estadual de Cultura. O evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e reuniu conselheiros de cultura de todo o Estado, gestores, produtores culturais, artistas, representantes do setor e autoridades.
De acordo com o Presidente do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Marcondes Marchetti, Chapecó foi escolhida para ser sede do evento pelos notáveis índices de desenvolvimento social, econômico e político, no qual se apoiou o desenvolvimento da área cultural. “Chapecó nos anima pela existência e manutenção de uma rara Secretaria de Cultura. Queremos trazer esse assunto para a nossa linha de debate para que o setor ganhe atenção de acordo com sua importância”, disse.
Para o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michreff Neto, “sabendo e conhecendo por dentro as dificuldades de se fazer cultura no Brasil, vejo com muita importância trazer esses debates para os municípios do Oeste do Estado”, disse.
Em sua segunda edição, o evento trouxe importantes debates na área, como os desafios das Políticas Culturais, planejamento orçamentário, captação de recursos, legislação, case sobre o Sistema Municipal de Financiamento de Florianópolis e apresentações artísticas do Programa Arte Cidadã. Chapecó compartilhou a experiência “O Sistema Municipal de Política Cultural de Chapecó: Implementação e avanços”.
Segundo o Secretário de Cultura de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, “essa troca de experiências entre os Municípios fortalece o setor com ideias e exemplos que podem ser desenvolvidos de acordo com a realidade local. Os debates fazem provocação a essas potencialidades que existem no estado”, enfatiza.
Conforme o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, a cultura sensibiliza e humaniza a rotina. “Desenvolvemos inúmeras ações voltadas à cultura em nosso município, valorizamos e incentivamos para que elas aconteçam de forma permanente e descentralizada, chegando a diferentes pontos da cidade e a todos. Evoluímos, mas também temos ainda muitas lutas na caminhada para que as Políticas Públicas aconteçam e fortaleçam ainda mais o setor”, enfatizou.
O encontro ainda trouxe o tema “empreendedorismo cultural”, abordando a economia criativa, que caminha para ocupar um crescente espaço na construção do PIB do estado e dos municípios.
Dentre os principais objetivos do Fórum foi a convocação dos conselhos municipais de cultura para a participação dos debates, assim como a sensibilização dos municípios para a importância da criação dessa instância. Do evento sairá a “Carta de Chapecó”, que norteará as ações do Conselho Estadual de Cultura.
Créditos: Divulgação PMC.