A terça-feira, 11 de dezembro, foi de celebração para a imprensa catarinense. Com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira e profissionais de diversos meios de comunicação, foi inaugurada e entregue a Casa do Jornalista, espaço que servirá como sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e do futuro Memorial da Imprensa Catarinense, em Florianópolis.
“O histórico precisa ser preservado. E essa casa é um local ideal para reuniões e para se planejar o futuro, mas também para resgatar a história da imprensa”, disse o governador, que aproveitou a oportunidade para dizer que fará na Casa do Jornalista o balanço da sua gestão na próxima sexta-feira.
Na avaliação do presidente da ACI, Ademir Arnon, a ideia da entidade é transformação o espaço em um centro de inovação e debates, onde jornalistas e comunicadores poderão debater perspectivas e o futuro da profissão.
“Essa é uma luta de vários anos. Entendo que esse é um marco para a comunicação catarinense. Teremos aqui um espaço que servirá para o aperfeiçoamento profissional e preservação da memória. Não há como se planejar o futuro sem conhecer o passado”, afirmou Arnon.
A Casa do Jornalista está localizada na Rua Rui Barbosa, no bairro Agronômica, em Florianópolis. O espaço foi cedido à ACI pelo governo do Estado, que também se responsabilizou pela reforma do local, em sistema de comodato. O projeto foi iniciado ainda no mandato do governador Luiz Henrique da Silveira, já falecido, e que foi lembrado pelas autoridades presentes.
Além do memorial no segundo piso, funcionarão no local a sede administrativa da ACI e um auditório com capacidade para 90 pessoas.