Blog do Prisco
Manchete

Semana decisiva para a reforma de Moisés

É aguardado para as próximas horas um movimento de Moisés da Silva, governador do Estado, na direção de Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa. O primeiro deve convidar o segundo para uma conversa reservada, a sós.

A portas fechadas, os dois debaterão um cronograma para o encaminhamento da reforma administrativa elaborada ainda pela equipe de transição, no fim do ano passado.

O governo sinaliza o desejo de enviar o pacote ao Legislativo até o fim deste mês. Ou seja, ainda antes do Carnaval.

Antes, porém, da peça sair do Executivo, Moisés está conversando com os deputados. Já esteve com a maior bancada da Casa, a do MDB, que tem nove deputados. Nesta semana, ele sentará com os seus correligionários do PSL, partido dono de seis cadeiras na Casa Legislativa e que forma um bloco com o PR, que tem três parlamentares.

Parlando

Depois da agenda com Júlio Garcia, o governador deve chamar outras bancadas. Apresentará pontos da propostas de reforma. Ao longo desta semana.  O presidente da Alesc revelou, no SBT Meio Dia, que os deputados desconhecem qualquer detalhe sobre o que pretende o governo com as mudanças estruturais na máquina estadual.

Comunicação

Ao aproximar-se do Parlamento, o objetivo do governador é começar a criar o clima favorável à aprovação do projeto. Cumprida esta etapa, Moisés da Silva deve ir pessoalmente à Assembleia para entregar o pacote de mudanças. Agindo assim, o governador começa a criar canais de comunicação, até então inexistentes, entre o Executivo e o Legislativo.

Semana D

A semana, portanto, será decisiva para a largada, de fato, do novo governo, que trabalhou intensamente no período transitório no sentido de estabelecer o novo organograma estadual.

Royalties

O senador Esperidião Amin enviou um ofício para o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, solicitando para que seja incluída na pauta do STF o processo que discute a demarcação da divisa oceânica entre Santa Catarina e o Paraná para fins de distribuição de royalties a título de indenização aos estados e municípios devido à exploração de poços de petróleo.

Já olhou

O ministro Alexandre de Moraes pediu vista na sessão de 12 de dezembro do ano passado e, nesta sexta-feira (8), devolveu os autos para o julgamento.

Perda

Morreu o ex-vereador e um dos fundadores e primeiros professores do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, Afonso Veiga Filho. O velório ocorreu neste sábado, em Florianópolis.

Histórico

Filiado ao MDB, além de vereador (na legislatura de 1976 a 1983), ele foi candidato a deputado federal, secretário de Estado no governo Pedro Ivo Campos, diretor da Casan e diretor-geral do DNOS, antigo órgão federal de saneamento.

O palestrante

Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (sem partido), ganhou destaque na coluna do jornalista Pedro Ernesto, da Zero Hora de Porto Alegre. O texto foi publicado na edição de quinta-feira passada. O articulista registra, de forma elogiosa, uma palestra que o chapecoense fez em Cianorte, no Paraná, para 100 empresários. E adianta que a cidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, também receberá o palestrante oestino. O prefeito tem falado dos resultados, econômicos e sociais, que o sucesso da Chapecoense – único time do interior a disputar a elite do futebol brasileiro – têm dado a Chapecó.

Tragédia

Ao natural, Buligon ganhou notoriedade após a tragédia de 28 de novembro de 2016, por sua condução firme e acertada durante aquele trágico episódio. De alguma maneira, agora o prefeito passa a ser também um interlocutor do clube, alcançando notoriedade no Sul do Brasil. Palestrando e conquistando espaços na mídia dos Estados vizinhos, Luciano Buligon projeta ainda mais a cidade, o clube e poderá colher dividendos políticos desta nova fase ali adiante.

 

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação