A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) dará continuidade ao calendário de Encontros Regionais de Empresários Supermercadistas de 2019, desta vez na região do Grande Oeste, neste dia 26 de março, terça-feira, às 17h, nas dependências do Lang Palace Hotel, em Chapecó.
Os Encontros Regionais já foram realizado em Lages, Planalto Serrano, e Florianópolis, para a Grande Florianópolis. Agora será a vez do Grande Oeste, em Chapecó, e na sequencia haverá encontros em Blumenau (Vale e Alto Vale) dia 16 de abril, Criciúma (Sul) dia 23 de abril e em Joinville (Norte e Planalto Norte) dia 22 de maio.
Além da reunião empresarial com apresentação de demandas e do portfólio de atendimento da Entidade, os participantes irão acompanharam a palestra “Na Velocidade das Mudanças” com Artur Ximenes, após a abertura oficial, às 19h30.
Esta programação de eventos conta com o patrocínio das empresas parceiras Fruki, Gula, Senff e Aquafast.
O evento é direcionado para empresários supermercadistas e profissionais ligados ao setor. A participação é gratuita mediante confirmação de inscrição.
SUGESTÃO DE PAUTAS PARA IMPRENSA
Aproveitando a presença de dirigentes do segmento supermercadista em Chapecó, tomamos a liberdade de sugerir alguns temas para a imprensa:
– MOMENTO CONJUNTURAL: O segmento supermercadista cresce em SC. As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo (+1,34%) em janeiro deste ano comparativamente a janeiro do ano passado. A tendência é de mais crescimento. O segmento de supermercados vive um momento de mudanças, embaladas pelo comportamento do consumidor, cada vez mais exigente.
– PROXIMIDADE DA PÁSCOA: As empresas já decidiram sobre seus estoques de produtos típicos da época de Páscoa, que este ano cai na metade do mês (18 a 21 de abril). Uma sondagem da ACATS buscou apurar a expectativa dos empresários para a próxima data comemorativa do calendário, a Páscoa, que é uma das mais fortes do ano. O resultado indicou que, a exemplo do ano passado, a cautela é a palavra de ordem nas encomendas de produtos típicos da Páscoa, ovos de chocolate e derivados, porém, este ano com um viés de alta.
Em 2018 a pesquisa da ACATS indicou que 72% dos empresários haviam encomendado a mesma quantidade de produtos que no ano anterior (2017). Para 2019, o percentual ficou em 50%. Para 38% das empresas ouvidas, em 2019, haverá um acrescimento de 7% (média) na compra de produtos, em relação a 2018.
– POSICIONAMENTO INSTITUCIONAL: O segmento supermercadista está na expectativa de aprovação de reformas estruturais, com a da Previdência, e aguarda também pela Reforma Tributária, a fim de eliminar o excesso de burocracia e a alta carga tributária que inibe os negócios. Supermercadistas defendem a necessidade de se criar condições mais favoráveis ao empreendedorismo brasileiro.