A ideia é conceder melhores condições de atuação ao setor, inclusive na parte financeira, dentro da proposta de Reforma Administrativa que já tramita na própria Assembleia Legislativa
O deputado Felipe Estevão anunciou, durante reunião ordinária da Comissão de Pesca e Aquicultura da Alesc, nesta terça-feira, que está evoluindo, junto ao governo do Estado, uma proposta que dará mais autonomia e liberdade de atuação para o setor pesqueiro do governo, que é subordinado à Secretaria de Agricultura.
A ideia é conceder melhores condições de atuação ao setor, inclusive na parte financeira, dentro da proposta de Reforma Administrativa que já tramita na própria Assembleia Legislativa.
“Estamos evoluindo bem. A Secretaria hoje é de Agricultura e…Pesca. Precisamos de mais atenção ao setor, mais liberdade para a atuação dos profissionais dedicados a esta área dentro da pasta,” defendeu Estevão.
PORTO PESQUIERO PODE SER ESTADUALIZADO
Felipe Estevão também voltou a falar sobre a necessidade de estadualização do Porto Pesqueiro de Laguna, hoje subordinado ao governo federal através da Companhia Docas de São Paulo (Codesp), que administra o Porto de Santos. “Faz 30 anos que o porto está sob administração federal. Está muito distante, precisamos de mais carinho, mais proximidade,” assinalou ele, salientando que o governador de Santa Catarina, Caros Moisés da Silva e autoridades do segmento em Brasília estão sensíveis a esta causa.
“Também estamos evoluindo nessa frente,” reforçou o parlamentar.
A reunião do colegiado com explanações do gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Sérgio Winckler, e do professor da Univali, Paulo Roberto Pezzuto. E também com um depoimento, em tom de apelo, do pescador José Frutuoso Góes Filho, Presidente Colônia de Pesca Z11 de Florianópolis.
Os dois apresentaram dados e apontaram caminhos para melhorar o setor pesqueiro de Santa Catarina. Mais informações sobre os números apresentados estão no http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/comissaeo-de-pesca-e-aquicultura-recebe-dados-estrategicos-sobre-o-setor-pe